I left my heart in SF 2: Haight + Hayes

quinta-feira, junho 05, 2014


A região entre a Haight e Hayes é cheia de belezinhas como essas. Como resistir?

Para os desavisados, fica mesmo difícil identificar que aquela esquina entre as ruas Haight e Ashbury, com uma sorveteria com o slogan fofo de "Peace, Love and Ice Cream", foi berço da contracultura e do movimento hippie, durante os animados anos 60. Minha colega alemã do curso de inglês, com quem eu descia a Haight em direção ao centro da cidade, não conhecia essa parte da história. Mas aí, tudo fez sentido e ela começou a perceber as referências: os vários brechós, lojas de discos, lojinhas de acessórios artesanais e as casas super coloridas, psicodélicas, cheias de mensagem de paz e amor e referências às drogas... 


A região foi o epicentro do verão de 1967, ou o "Summer of love", com jovens do mundo inteiro chegando àquelas ruas para ouvir e fazer rock, usar (muitas) drogas e experimentar seus próprios limites. De alguma forma, um certo espírito hippie ainda existe por ali. Próximo à famosa esquina, muitos hippies ainda vendem seus produtos ou pedem dinheiro. 

Começando o passeio do Golden Gate Park, o primeiro ponto de interesse é a Amoeba Music, para enlouquecer os amantes da músicas. São infinitos vinis! A caminhada em direção ao centro pela Haight é colorida e super interessante.
Descendo a Haight.
Livraria com recadinhos fofos escritos à mão com dicas do staff sobre os livros// Onde mais você encontraria uma plaquinha só para hippies? // "Anarchist collective bookstore" - até dispensa legenda! 
Veja essa quantidade de discos e não pire.

Mais ou menos na altura da Broderick St., sugiro virar à esquerda e andar quatro quadras até a Hayes St. Nessa rua, virar à direita novamente e continuar indo em direção ao centro da cidade. Logo, logo você passará pela Alamo Square, ponto turístico quase obrigatório de São Francisco. Mesmo para quem nunca pesquisou sobre a cidade, a paisagem por ali pode ser quase familiar. A visão das "Painted Ladies" (conjunto de casas vitorianas uma ao lado da outra, pintadas de cores diferentes), com o skyline de São Francisco ao fundo amolece o coração de qualquer um. Certamente você já viu aquela paisagem em algum programa de TV ou filme.

Painted Ladies, eu as conheço de algum lugar...

Aproveite a vista gata e sente um pouco para descansar da caminhada pela Haight, observando os cachorros (ô vida BOA deve ser a dos cachorros de SF...) e o povo tomando sol, lendo, brincando com seus pets... 

Desafio é aguentar o ventinho friiiio do Alamo.

Com a energia renovada, continue seguinto a Hayes St. em direção ao centro. Em algumas quadras, você chega no novo point (ainda se fala assim, "point"? #giriaidosa) do burburinho descolado de SF. Cafés charmosos, lojas de design, galerias de arte e bares cheios de gente com cara de trabalhador da Google. Encravado entre a Alamo Square e o Civic Center, Hayes Valley é um bairro todo fofo e descolado, ótimo para uma caminhadas a pé.

A descrição do guia Air BNB é precisa: "Moderno e bem no centro de São Francisco, o bairro de Hayes Valley é perfeito para quem gosta de um café orgânico, curte ter uma hortinha em casa e adora sair de bar em bar". Hahahaha Ou seja, se você é do tipo "moderno que curte um predinho antigo", fissurado por cafés, coisas gourrrmet e design, esse é o SEU lugar! Mas, não se preocupe. Apesar de parecer um pouco antipático à primeira vista (vixe, tô pegando um abuso desse lance de gourmet que só vendo), Hayes tem um charme sem esforço, meio natural, sabe?

Assim é a Hayes, suspiros a cada esquina. E também uma dose de "sou cool, desculpa mundo cafona".

E no finalzinho da Hayes, já chegando no Civic Center tem dois potes de ouro: o San Francisco Jazz e o San Francisco Ballet!! Pra fechar esse dia super sanfranciscano, só indo ver um show de jazz numa de salas intimistas do SFJazz, ou em um espetáculo de dança do prestigiado ballet da cidade!

A programação do SF Jazz você encontra aqui e consegue até comprar os tickets!

No caso do SFBallet, a programação está aqui!!

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images