Cuba - dicas gerais

domingo, dezembro 22, 2013




Dinheiro em Cuba

Leve euros para trocar em Cuba. O dólar paga uma taxa de cerca de 10% para troca, o que deixa o processo desvantajoso para o viajante. As casas de câmbio oficiais são estatais e praticam as mesmas taxas de conversão, então não precisa ficar procurando o melhor negócio. Mas atenção com a troca de moeda em hotéis - apesar de usarem o mesmo câmbio, eles cobram uma "taxa de serviço".

O embargo econômico torna quase impossível a utilização de cartões com bandeiras internacionais na ilha. É essencial levar dinheiro - é com ele que você vai pagar quase tudo que comprar no país.

Não gosto muito de ficar com todo o dinheiro da viagem na mão, mas fiz assim em Cuba, pela primeira vez. Para diminuir o risco, deixava boa parte do dinheiro nos hotéis/ pousadas, dentro da mala trancada. Tirava apenas o que iria usar no dia e alguma margem de segurança.

Fui trocando o dinheiro à medida que precisava, para não sobrar CUC depois da viagem.

Circulando nas cidades cubanas

No geral, os ônibus em Cuba são velhos e vivem cheios. Desde o fim da URSS, Cuba tem dificuldades de importar carros e meios de transporte. O resultado é uma frota completamente sucateada e insuficiente. TODOS os horários em que víamos os ônibus eles passavam cheios - madrugada, noite, no meio da manhã... Mesmo os cubanos costumam usar os "taxis colectivos", que são táxis que fazem lotação para um determinado destino e cobram um preço fixo pela corrida. Acho que é a melhor opção para quem quer economizar, já que é difícil usar os ônibus. Usamos taxi compartido e pagamos CUC 1 para uma corrida pequena. Sai mais barato do que os táxis normais.

Usamos muito táxi por lá. É essencial perguntar e acertar o preço antes. Sempre desconfie da primeira oferta, que já é feita para a negociação hahahaha. Por exemplo, a corrida da estação de ônibus intermunicipal para nossa pousada (que ficava no limite entre Centro Havana e Vedado) começou em CUC 10 e terminou em 6 CUC.

Mas, no geral, já existem preços mais ou menos definidos. Por exemplo: da nossa pousada (entre Centro Havana e Vedado), pagávamos sempre de 4 a 5 CUC para Havana Velha. De Vedado para Havana Velha, deve-se pagar entre 5 a 6 CUC.

Cubataxi é a empresa oficial de taxi, mas existem muitos particulares que oferecem o serviço. Usamos algumas vezes e não tivemos problemas, é uma coisa bem comum por lá.

Adorávamos andar de CocoTaxi. É uma moto, com uma traseira acoplada naquele material das cabines públicas de telefone com formato de coco e dois lugares. A velocidade não passa de 50km, mas é ótimo para distâncias pequenas e para passear. Ventinho delícia durante a viagem! O preço é bem semelhante aos taxis normais. Também combine sempre o preço antes.

Circulando entre as cidades

Acredite nas minhas dicas, sou uma mulher sincera!
Viajamos de Viazul entre Cienfuegos - Trinidad e Trinidad - Havana. Os ônibus são padrão turístico, cadeiras que reclinam, ar condicionado (super forte, levem casaquinhos!). No site dá pra conferir os horários dos ônibus. Como fomos na baixa estação, compramos as passagens na hora, chegando um pouco antes. Mas, num período mais movimentado, eu compraria as passagens antes. Lembre-se que estamos num país socialista, então nem sempre é a lei da oferta e procura que determina o funcionamento dos serviços.

De Havana para Cienfuegos, fomos com a empresa turística oficial da ilha, a Cubanacán. Dá pra comprar as passagens em vários pontos de vendas espalhados por Cuba (principalmente nos hotéis e locais turísticos). O preço é o mesmo da Viazul, com maior facilidade para comprar os bilhetes... Na saída, eles passam em alguns hotéis para pegar os passageiros, então dá pra marcar na parada mais próxima de onde você esteja.

A viagem foi super tranquila e segura e éramos os únicos na van!

Nos trechos que andamos, as estradas em Cuba eram boas, principalmente nas principais. Se você está pensando em viajar de carro pela ilha, sugiro ler os ótimos relatos do João Leitão e da Luisa, do Arquivo de Viagens, que rodaram o país e podem contar mais sobre as estradas cubanas.

Hospedagem em Cuba


Em Cuba, a maioria dos hotéis são estatais ou joint ventures do estado com empresas hoteleiras internacionais. Em Cayo Largo, ficamos no Sol Cayo Largo, da Meliá Hotéis. Fiz review completo da experiência nesse post. É bom considerar que, em Cuba, os hotéis oferecerão um serviço sempre um pouco pior do que o que você espera da categoria. Há dificuldade de manutenção, de acesso a alguns produtos, infraestrutura precária etc.

Em Havana, Trinidad e Cienfuegos, escolhemos ficar em casas particulares, que são famílias que obtém uma autorização especial do governo para hospedar turistas em sua casa. Fiquei em três casas diferentes e, em todas, fui muito bem recebida. As casas eram "típicas casas de família", limpas, confortáveis e muito receptivas. Amei a experiência e recomendo muito! Fiz review de todas as casas particulares em que me hospedei nesse post.

Em Cuba, é muito difícil para o turista vivenciar o dia a dia da ilha e conhecer melhor como funciona a vida de um cubano comum. Em geral, os locais frequentados pelos turistas são diferentes dos cubanos. Na famosa sorveteria Coppelia, por exemplo, os turistas são proibidos de passar para a parte que os cubanos vão. Além dessas proibições explícitas, os preços cobrados ao turista impossibilita que o cubano frequente os mesmos lugares e comprem os mesmos produtos. Assim, ficar em uma casa particular foi uma maneira de chegar mais perto da vida de um cubano (embora eu saiba que os donos de casas particulares costumam ganhar bem mais que um cubano médio e tem um status diferente na sociedade cubana).


You Might Also Like

2 comentários

  1. Oiiii Janira, é a Fran, falei com você em um post seu no Inst, tudo bem? Me ajuuuuuda, rs... Preciso tirar tantas duvidas com você, pois vou fazer uma viagem à Cuba, porém Sozinha!!! \o/
    Vi que você ficou em casas particulares em algumas cidades (as quais tbm quero fazer), como vc ja ficou nessas casas que vc fala, gostaria de tbm ficar nas mesmas, assim tenho uma referencia, como posso fazer a reserva das casa? Forma de pagamento é apenas lá?
    Outra pergunta, rs. Vi que usou bastante o transporte publico, tem que fazer reserva antes, posso comprar no dia???
    Por enquanto é isto, mas vai vir mais perguntas, rs...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fran! Legal que você tenha comentado aqui, assim nossa conversa pode ajudar outros viajantes com as mesmas dúvidas.

      Eu gostei bastante das casa onde fiquei. Reservei todas pelos sites Hostel Cuba e Cuba Family Houses. Em Havana fiquei na casa de Clarita e Orlando (peguei o contato deles, assim você pode falar diretamente com os donos, sem a intermediação dos sites que falei acima - claritam182@yahoo.es
      (537) 879 7113 ou (535) 290 0190). Em Cienfuegos, ficamos na casa Martha Peña e em Trinidad, na casa La Milagrosa, de Mila y Bury. Fiz o post com minha avaliação de todas as casas e como reservei: http://www.burocrataviajante.com.br/2013/11/hospedagem-em-cuba-casas-particulares.html

      Eu reservei todas aqui do Brasil. Como a internet lá não é muito disponível, fica mais fácil deixar as coisas reservadas daqui. Mas, se não conseguir reservar tudo antes de viajar, não precisa ficar preocupada porque os donos de casas particulares tem uma "rede", em que um vai indicando o outro, então certamente você conseguirá se arranjar por lá.

      Dentro da cidade eu não usei transporte público, que é bem escasso por lá. Usei muito táxi (não é muito caro) e taxi compartido (dividido com outras pessoas - é uma boa opção para baratear um pouco). De uma cidade a outra usei ônibus, como expliquei no post. Dependendo da época que vc for, não precisa comprar com antecendência (se é alta ou baixa estação).

      beijos!!

      Excluir

Like us on Facebook

Flickr Images