Dossiê Deserto do Atacama - dicas gerais

segunda-feira, dezembro 22, 2014


O Atacama é o deserto mais árido DO MUNDO. Os guias disseram que são, mais ou menos, umas 2 horas de chuva por ano. Apesar disso, as águas das chuvas nas montanhas do Altiplano e do degelo da neve permitem a existência de vida, com plantas, animais e até flores no deserto.

O resultado é uma paisagem impressionante, árida, lunar - parece que estamos em outro planeta. Mas é incrível perceber também como, apesar das condições tão adversas, o deserto está cheio de vida: são pequenas plantas, cactus, animais miúdos e grandes, lagos de cores vivas com pássaros e aves marinhas ao seu redor. Confesso que não imaginava que o Atacama seria tão seco e, ao mesmo tempo, tão vivo!

Olha quantas cores o deserto pode ter!

Passei cinco dias por lá, em outubro. O ponto de partida para os passeios da região é o vilarejo de San Pedro de Atacama, que fica num pequeno oásis. É uma vila simples e pequetita, com ruas de areia, mas com todos os serviços turísticos necessários: transporte, restaurantes, lojinhas, empresas de turismo, hotéis, pousadas e albergues.

Essa é a rua Caracoles, onde estão todos os principais serviços da vila.

San Pedro de Atacama


Como chegar?


A melhor forma é pegar um avião de Santiago até Calama, que fica a uns 100 km de San Pedro de Atacama. O jeito mais cômodo de ir de Calama até San Pedro é de transfer. Vi duas empresas com funcionários lá mesmo no aeroporto, oferecendo o serviço. Para os mais econômicos, dá para ir até o centro da cidade de Calama e pegar um ônibus até San Pedro. Rafael, do blog Seu Mochilão, conta como ir de ônibus aqui.

Fomos do aeroporto de Calama para San Pedro com o transfer Licancabur, dá para reservar online no site.



Melhor época para ir?


Bom, com esse índice pluviométrico, o Atacama é destino para o ano todo. Nos meses de inverno, a temperatura pode cair muito. Isso pode ser mais chato principalmente naqueles passeios que saem muito cedo (como o Gêiser del Tatio) ou à noite (como o Passeio Astronômico). Os friorentos devem evitar. O chamado "inverno altiplânico", entre janeiro e fevereiro, é que traz as escassas chuvas da região. Pode ser uma época de céu mais nublado e cinza.

O azul do céu é sempre impressionante por lá. Vila de Machuca.


Quanto tempo ficar?


Quatro dias são suficientes para fazer os principais passeios da região, casando alguns passeios de meio turno (passeio manhã + passeio final de tarde). Um dia a mais pode ser legal para descansar, passear na cidade, e fazer os passeios com mais calma. Se você quiser fazer algum trekking em vulcão, adicione mais tempo.



O Salar de Atacama impressiona. Passeio imperdível!


Precisa ser aventuroso (ou estar em forma) para ir ao Atacama?


Olha, não precisa.Nos passeios mais "clássicos", o transporte te deixa próximo das atrações - não tem grandes andanças, nem muito esforço. Claro que, se você quiser, pode ter mais aventura com alguns passeios: dá para fazer trekking nos vulcões, surfar na areia, andar à cavalo, etc-etc. Mas, no geral, o esquema é mais contemplativo e tranquilo nos passeios. Se você é preguiçoso, pode ir sem medo.

O cansativo, na minha opinião, é ter de acordar sempre muito cedo para pegar os passeios [gente, preguiiiça de acordar cedo assim nas férias].


O que levar?


Atacama é um deserto, então hidratação é coisa super importante por lá. Além da secura, estamos mais expostos à radiação solar na altitude.Protetor solar, óculos escuros, hidratante, boné/ chapéu e protetor labial são indispensáveis! Acredite em mim. Para os que sofrem mais com tempo seco, colírio para os olhos e soro para o nariz pode ser bom. Com relação à roupa, vou fazer um post específico sobre isso, porque fiquei meio perdida na hora de fazer a mala quando fui.






Gêiser del Tatio, mais um passeio imperdível no Atacama.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Olá, vou para o Atacama em abril, com dois filhos... 21 e 16 anos. Qual passeio você gostou mais? Recomendaria alguma operadora ou albergue? Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! Eu gostei muito do passeio para o Salar de Tara, apesar de cansativo! As paisagens são muito diferentes, bem aquela ideia que a gente tem de deserto, sabe? O Salar de Atacama também é bem impressionante. Além desses, gostei bastante do Valle da la Luna (por do sol de cair o queixo)! Eu não consegui ir às Termas de Puritama, porque confundimos o horário de saída do passeio, mas pode ser legal para levar seus filhos! São piscinas naturais de água quente. Dá uma olhada nesse post, em que falo um pouco mais sobre os passeios e a agência que contratei: http://burocrataviajante.blogspot.com.br/2015/04/como-organizar-os-passeios-no-deserto.html

      Excluir

Like us on Facebook

Flickr Images