Na prática: o que levar para o Atacama

segunda-feira, dezembro 22, 2014

A roupa ideal para o Atacama: calça bailarina de lycra + tênis + camiseta de manga longa fresquinha + boné + óculos escuro.

Quando estava fazendo as malas para o Atacama, fiquei cheia de dúvidas sobre o que levar para enfrentar um tempo tão doido como o de lá, que varia de temperaturas negativas para o calor de Brasília em setembro (aquele calor forte e seco, sabe?) NO MESMO DIA. Além disso, passei dois dias em Santiago na mesma viagem e tinha que levar isso em consideração na hora de arrumar a mala (e não queria passear na cidade de tênis de corrida hehehe).

No Atacama, o esquema de se vestir em camadas é essencial. A base ideal, na minha opinião, é o combo legging/calça bailarina com camiseta de manga longa de algodão ou daqueles materiais esportivos. Nos pés, tênis ou bota de caminhada. A partir dessa base, você vai construindo as camadas, para enfrentar os momentos mais frios. Por cima da camiseta de manga longa, um fleece para aquecer e, por cima do fleece, uma jaqueta corta vento. O tempo foi esquentando? Tira a jaqueta ou tira o fleece e mantém a jaqueta (o que fiz muito lá, já que, apesar do sol, tem muito vento frio).

Um dia no Atacama e o esquema de camadas na vida real: você começa morrendo de frio, com camiseta de manga longa + fleece + jaqueta com capuz e vai tirando as camadas à medida que o tempo vai esquentando.




Mesmo nas horas mais quentes do dia, achei tranquilo ficar de camiseta de manga longa, porque sempre tem um ventinho fresco e a camiseta ainda protege as costas e braços do sol (muito importante na altitude!). O importante é que ela seja feita de um material fresquinho e natural, como o algodão, ou próprio para esporte, como o dry fit.

Camiseta de algodão e boné são essenciais.

Caso você seja um viajante recorrente, pode valer a pena comprar o combo fleece + jaqueta corta vento, que eles chamam de jaqueta 3 em 1 (já que dá para usar só o fleece, só a corta vento ou os dois juntos). Acabei pegando emprestado, mas só porque não me organizei para comprar na internet com a antecedência necessária e aqui em Brasília os preços desse tipo de artigo são absurdos. Nas minhas pesquisas, encontrei bons produtos e os melhores preços na loja online da Decathlon. Dá para comprar os dois produtos separados também (só o fleece ou só a corta vento), mas a jaqueta 3 em 1 acaba tendo um preço melhor, além das partes se encaixarem perfeitamente.

Não conhecia o produto, mas usei nessa viagem e adorei a praticidade e a versatilidade. Me senti sempre confortável em todas as situações, de -9º a 27º!


Jaqueta 3 em 1 modelo Forclaz da Quechua. Achei aqui.
1716977 - VE Arpenaz 3en1 L lunar grey, XXL
Jaquela 3 em 1 Modul Arpenaz da Quechua. Achei aqui.















Um dos passeios, para visitar os Gêisers del Tatio, sai às 4 da matina e sobe a 4.321 metros de altitude. Pegamos -9°, e pode ser ainda pior no inverno. Assim, é preciso levar também um gorro e cachecol de lã bem quentinho, luvas, uma calça segunda pele de lã e meias grossas. No meu caso, como levei apenas um tênis normal, desses de caminhada e corrida, senti muito frio nos dedos (doeu muito!), já que o tênis é daquele material "furadinho", sabe?. Mas foi suportável (e não me faria levar outro sapato só para essa ocasião). De qualquer forma, à medida que o sol saiu, as temperaturas subiram e já ficou beeeem mais confortável do que os -9° iniciais.

No passeio aos Gêisers, é preciso caprichar nas camadas, porque as temperaturas são baixíssimas.



A minha mala para o Atacama e Santiago:


A minha mala, que foi uma daquelas que não precisa despachar, para 10 dias no Chile.

O que eu levei:


Na linha superior da foto:
  • Máquina fotográfica + bolsa
  • Mochila (essencial para usar nos passeios, para levar um lanchinho, protetor solar, guardar o casaco depois que o tempo esquenta, etc)
  • Blusa e calça segunda pele
  • Luva
  • Cachecol quentinho

Na linha logo abaixo:
  • 5 camisetas de manga longa
  • Pijama
  • Meias (uma delas deve ser bem grossa ou de lã, para o passeios dos Gêisers e o Astronômico)
  • Boné (Indispensável!!)

Na penúltima linha:
  • 2 camisetas sem manga
  • 3 leggings (um separei só para a viagem de avião, para viajar limpinha e confortável também na volta! :-))
  • 2 lencinhos, para fazer charme e compor o look (ui!). O estampado de azul e verde é mais quentinho e usei bastante no Atacama, como um cachecol mais leve
  • Short jeans (só usei no hotel mesmo, para ficar no quarto)

Para os 2 dias em Santiago (canto direito da foto):
  • 3 camisetas 
  • 1 calça jeans
  • 2 colares
  • 1 casaquinho de linha

  • Biquíni
  • Sapatos: um tênis (que viajei usando), uma sapatilha e havaianas.

O orgulho de viajar leve: tudo isso coube numa mala de tamanho P, que não precisa despachar :-)

You Might Also Like

7 comentários

  1. Mandou bem! Conseguiu colocar tudo na malinha de mão oO estou indo pra lá e quero comprar essa 3 em 1 bom saber que da conta do recado. Mas vou comprar uma bota só o tênis não segura meu frio kkk é quero ir no vulcão cerro toco tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara! Elas dão conta do recado sim! Mas nos passeios mais frios é essencial usar também uma calça e blusa segunda pele (daquelas bem quentinhas, sabe? Em geral, nessas lojas de roupas de aventura ou de frio, dá para encontrar essas segundas peles), um cachecol, gorro e luvas bem quentinhos. Eu usei esse kit completo e fiquei confortável! Com uma bota então, ficaria perfeito! :-) Se vc não tiver gorro e cachecol, dá para comprar lá em San Pedro. Eles vendem muitos artigos de lã de alpaca, uma espécie de llama muito comum na região. Esse gorro vermelhinho que estou usando nas fotos dos Gêisers comprei lá!

      Se vc usar viajar calçando a bota, dá para se virar bem com uma malinha de mão! Não precisa de muita roupa no Atacama. Além do mais, dá para lavar as blusas, que secam rapidinho naquele clima seco!
      Viajar leve é bom demais!

      Um beijo e boa viagem! :-)

      Excluir
  2. Muito abrigada! Então vou comprar lá o gorro e cachecol. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal sua organização. Só uma pergunta: e seus cremes? Deixaram embarcar com hidratante, protetor, shampoo, condicionador, etc? Ou comprou tudo no local?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo! Apesar de ser uma malinha pequena, dessas que podem ir no avião, eu despachei, justamente por conta dos líquidos (e do peso tb, que certamente passou dos 5 kg). Mas, olha, eu sou a louca das miniaturas! hehehe Tenho váários potinhos de shampoo, cremes, condicionar, tudo pequenino! Nas viagens, em geral, me viro com miniaturas!

      Excluir
  4. Legal suas dicas de mala. Vou em abril com meus filhos e já estou me programando. Bacana essa ideia do casaco 3 em 1 (vou ver amanhã aqui na Decathlon), dos lencinhos e do gorro e cachecol, que vou comprar lá também. Valeu as dicas! Mas esse passeio dos geiseres é o que menos está me chamando... quero muito ir a pedras hojas...salar de tara...e esse de ver as estrelas, você fez? foi no shoppingzinho de lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! Eu fiz o passeio astronômico e indico demais! Achei maravilhoso! O Atacama é um dos melhores pontos de observação do céu do mundo! A altitude e o clima sempre seco, com céu limpo, ajudam bastante. A equipe que acompanha o passeio é formada por astrônomos de verdade, e são super simpáticos. Mas é preciso estar bem quentinho (faz um friiio! E parte do passeio é ao ar livre à noite, então a gente sofre mais um pouquinho) e saber inglês (fiz o passeio com apresentação em inglês). Não tenho certeza sobre qual shopping vc está falando... Lá tem algumas galerias pequenas, que vendem principalmente artesanato - é isso que você está chamando de shopping? Um abraço e boa viagem! Tomara que vcs curtam muito!

      Excluir

Like us on Facebook

Flickr Images