Qual a melhor época para comprar passagens aéreas?

sexta-feira, abril 10, 2015

A imagem fofa é daqui.

Eu poderia apostar que esse é provavelmente um dos maiores dilemas de viajantes - qual a melhor época para comprar a passagem aérea para sua viagem? Todo mundo já sabe que comprar em cima da hora dificilmente é um bom negócio. Só que, às vezes, comprar com muita antecedência também não é. Imagina comprar sua passagem e depois aparecer uma ótima promoção para aquele mesmo trecho pouco tempo depois (#quemnunca)? E agora, como resolver esse dilema? O que significa exatamente "em cima da hora" ou "muita antecedência" no mercado de passagens?

Claro que não existe uma resposta mágica, ou o "black friday" das passagens, mas as estatísticas estão aí para nos ajudar nesse momento!

O que os números dizem?


O site Cheapair, um buscador de passagens, analisou dados de 2013 para tentar responder essa pergunta. Eles rastrearam mais de 4 milhões de passagens, desde do dia que elas são postas à venda (mais ou menos 320 dias antes do viagem) até o dia do vôo e trouxeram respostas muitos interessantes.

Em 2013, a melhor época para comprar um bilhete aéreo doméstico é 54 dias antes da viagem, mais ou menos 7 1/2 semanas de antecedência. Os preços começam a baixar 104 dias antes, e seguem uma tendência estável de baixa até 54 dias antes, quando atingem seu pico mais baixo. Depois daí, os preços voltam a subir, e aceleram nos 14 dias antes do dia de partida, confirmando aquela impressão geral de que comprar em cima da hora é mesmo mau negócio.

Eles mostram que a diferença entre o preço do melhor dia possível para comprar sua passagem e o pior é de US$ 312! Ou seja, descobrir a época certa para comprar sua passagem pode fazer MUITA diferença no orçamento de sua viagem.

Para destinos internacionais, o site Cheapair indica:
  • África: 166 dias de antecedência
  •  México: 89 dias de antecedência
  • Europa: 151 dias de antecedência
  • Ásia: 129 dias de antecedência
  • Caribe: 101 dias de antecedência  
Nesse post aqui, eles indicam algumas situações em que devemos ignorar o conselho dos 54 dias de antecedência. Quando se está viajando para um destino muito popular numa época de alta estação, comprar com uma antecedência ainda maior pode ser crucial! Eles citam o exemplo dos feriados de Natal e Dia de Graças (nos EUA) - nesses casos, a melhor época para comprar passagens é 5 meses antes do feriado de Ação de Graças e 6 meses antes do Natal. Então, se você planeja ir para o carnaval da Bahia, ou passar o réveillon no Rio de Janeiro, o melhor é se apressar mesmo!

E no caso do Brasil?


É claro que, em se falando de passagem aérea, não dá para não citar o ótimo Melhores Destinos, blog nacional cheio de promoções de passagens. O blog fez um especial sobre a melhor época para comprar passagens. De maneira geral, Melhores destinos indica:

  • Melhor época para comprar passagens aéreas nacionais

Baixa temporada: de 25 a 40 dias
Alta temporada: de 60 a 90 dias

  •  Melhor época para comprar passagens aéreas internacionais:

Baixa temporada: 30 a 60 dias
Alta temporada: 60 a 120 dias

O Viaje na Viagem também fez um ótimo especial sobre passagens aéreas, com um monte de dicas, inclusive sobre a melhor época para comprar os bilhetes:

  • Passagens nacionais: 4 a 8 semanas de antecedência
  • Passagens internacionais: 2 a 4 meses de antecedência

Naqueles casos de feriados e épocas de muita procura (tipo Natal, carnaval, reveillón), Ricardo Freire sugere aumentar a antecedência: de 3 a 6 meses para qualquer destino!


Qual o mês mais barato para viajar?


Imagem daqui.

Se você tem liberdade para escolher o período de suas férias e viagens, use as estatísticas a seu favor e economize! O Skyscanner, site de buscas de passagem (muito bom, vale a pena usar!), analisou três anos de dados com base nas pesquisas feitas mensalmente no buscador. Aqui eles mostram alguns resultados dessa análise.

Março é o mês mais barato para viajar de avião, especialmente a primeira semana de março (programem férias! programem férias! programem férias!).  Julho e a quarta semana de junho são os momentos de passagens mais caras! Fuja!

No caso de destinos como Paris, o ideal é reservar a passagem com 27 semanas de antecedência, o que pode gerar uma economia de 10% no preço da passagem!! (cerca de R$ 321)

Outra ferramenta interessante para decidir a época certa para sair de férias, são os relatórios gerados pelo Hopper, com informações como a época mais barata para comprar passagens de um determinado trecho, se a tendência dos preços é de crescimento ou não (portanto, se você deve comprar logo ou esperar um pouco mais)...

Por exemplo, nessa pesquisa aqui, sobre o trecho Brasília - Paris, descobri que a época mais barata para voar é meados de junho (sério??) e a mais cara, em julho. O site também indica os dias da semana que oferecem os melhores preços para o trecho, além de sugerir aeroportos alternativos.

Nesse link, você consegue fazer seus próprios relatórios, com os trechos que quiser. Também dá para cadastrar um email para receber as melhores ofertas de vôos saindo de uma cidade!


E aí, vamos planejar as férias?

#partiuférias

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images