Como organizar os passeios no Deserto do Atacama

sexta-feira, abril 24, 2015


A cidade de San Pedro é a base para conhecer toda a região do Deserto do Atacama. De lá partem os passeios para as principais atrações turísticas. Mesmo sendo uma pessoa totalmente pró-"faça você mesmo" em viagens, acho que a melhor forma de conhecer o Atacama é contratando passeios com agências da região. Não ter que se preocupar com o carro, navegação (acredite, localizar-se pode ser bem difícil num deserto) te deixa livre pra curtir a paisagem, que é o ponto alto do deserto.

Não recomendo contratar os passeios com antecedência. A principal rua do vilarejo de San Pedro, a Caracoles, concentra a maioria das agências. É só andar um pouco, fazer algumas cotações e decidir. Dá pra conseguir bons descontos pechinchando na hora e contratando mais de um passeio na mesma agência. Existe um conjunto de passeios "básicos" e indispensáveis que todas elas oferecem (e eles não ser tornaram básicos à toa, né?), mas algumas agências oferecem serviços diferentes, como passeios a cavalo, sandboard, trekkings a vulcões, etc.

Como organizar os passeios


Existem passeios de dia todo, que saem pela manhã, por volta das 7h e voltam às 17h, e passeios de meio turno, que podem sair de manhã ou à tarde. Dá para organizar mais de um passeio de meio turno no mesmo dia. Não fica tão cansativo porque os passeios da manhã chegam por volta de 12h ou 14h e os da tarde costumam sair por volta das 15h ou 16h. Dá tempo de comer com calma e até tomar um cafezinho e descansar. Dá para combinar passeios como Geiser del Tatio/ Lagunas Altiplánicas/ Valle del Arcoíris + Puritama/ Cejar/ Valle de la Luna.

Da lista de passeios abaixo, os mais populares são Piedras Rojas, Gêiser del Tatio, Lagunas Altiplánicas, Laguna Cejar, Valle de la Luna. Salar de Tara e Valle del Arcoíris são menos conhecidos, mas nem por isso menos interessantes (eu AMEI o Salar de Tara!). Depois vou escrever um pouco sobre cada passeio.

Fui em todos, menos nas Termas de Puritama (que são piscinas naturais para banho), porque confundimos o horário de saída.

Salar de Tara foi o passeio mais cansativo. A distância e a (falta de) estrada cansam a gente um bocado. Mas a paisagem vale cada solavanco do caminho.

Passeios de dia todo

Piedras Rojas
7h às 17h
Atrações: Laguma Chaxa Socaire; Laguna Miscanti Meñique; Aguas Calientes; Piedras Rojas

Salar de Tara
8h às 17h
Atrações: Salar de Pujsa - Laguna Diamante; Monjes de la Pakana - Puertas del Sol; Catedrales de Tara; Salar de Tara


Passeio de meio turno - manhã

Gêiser del Tatio
4h às 12h30
Atrações: Campo Geotérmico; Valle de Machuca; Pueblo de Machuca

Lagunas Altiplánicas 
7h às 14h
Atrações: Laguna Chaxa, Socayre, Laguna Miscanti Meñique, Toconao, Quebrada de Jere

Valle del Arcoíris
8h às 14h
Atrações: Petroglifos; Matancilla; Valle del Arcoíris

Apesar de ser um passeio de meio período, a ida ao Gêiser cansa bastante por causa do horário de saída e do frio. Vale combinar com um passeio mais tranquilo (como o Termas de Puritama) ou separar a tarde para ficar em San Pedro.

Passeios de meio turno - tarde

Laguna Cejar
15h às 19h
Atrações: Laguna Salada; Ojos del Salar; Laguna Tebinquiche

Valle de La Luna
15h às 19h
Atrações: Valle de la Muerte, Mirador de Cari, Valle de la Luna

Termas de Puritama
14h às 18h
Atrações: Termas de Puritama

Organizamos os passeios da seguinte forma:



A agência


Contratamos todos os passeios com a Lickan Antay. Já tinha lido coisas boas sobre a agência pela internet, principalmente com relação aos preços, mas foi sem querer que, passando pela frente dela, o vendedor brasileiro nos abordou. Conversa vai, conversa vem, descobri que ele era de FEIRA DE SANTANA, que fica a 16 km da GLORIOSA São Gonçalo dos Campos, cidade no interior da Bahia onde nasci e me criei. Bom, aí tive que comprar os passeios com ele, né? :-)

Fiquei satisfeita com a agência, mas em geral, tínhamos os carros mais velhinhos de todos os grupos e os lanches mais pobrinhos... Hehehehe. Mas, por outro lado, gostei dos guias, os preços são imbatíveis e eles fazem ótimos descontos!

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images