Dossiê Ilhas Maldivas – Dicas Gerais

sexta-feira, janeiro 29, 2016


São muitos azuis!

Vamos tirar as teias de aranha desse blog com classe!  Na minha lua de mel, decidimos viajar para as Maldivas. Quer dizer, "decidimos" não é o verbo que melhor conta o que aconteceu... Foi assim: eu queria fazer safári no Quênia ou na Tanzânia. Mas meu casamento foi meados de dezembro e os preços estavam inacreditáveis! Fomos desistindo dos destinos um a um, todos muito caros nessa época do ano. Enquanto isso, o tempo ia passando e o dólar seguia sua escalada rumo ao espaço sideral, o que tornava tudo mais difícil. Um pouco frustados, pensamos que o melhor mesmo seria ir para alguma praia aqui no Brasil descansar e depois faríamos um sáfari numa época mais barata. Mas aí, nesse dia de madrugada, Henrique ficou pesquisando passagens e decidiu, sozinho, de madrugada, que as Maldivas seria um bom destino pra nossa lua de mel e comprou as passagens. O argumento? "Se é para pagar caro, pelo menos vamos para um lugar que é caro o ano todo!". E assim 'decidimos' nossa lua de mel. rs


Vamos falar das Maldivas?

A República das Maldivas é formada por 1.190 ilhas, organizadas em 26 atóis, espalhados por mais de 90 mil km², o que faz dela o país mais disperso do mundo! 98% de sua área é formada por um mar azul-azul, cheio de nuances e tons que eu nunca tinha visto antes! Varia de um azul claríssimo, nas águas rasas das praias que mais parecem piscinas, até um azul denso, profundo, brilhante, passando por um azul jujuba (sabe aquela que ninguém queria comer no pacote, por que tinha gosto de perfume? Então, daquela corzinha!). A coisa toda é tão surreal que parece mesmo que aquilo foi tudo criado por um software, e a gente escolheu tomar a pílula azul.

As Ilhas Maldivas ficam no Oceano Índico, a sudoeste do Sri Lanka. Apenas 200 ilhas são habitadas, sendo que 100 delas são ocupadas por hotéis e resorts. A religião oficial é islamismo, e a língua oficial é o Divehi, mas nos hotéis, aeroporto e lojas, todos falam inglês.



Qual a melhor época para ir?

As Ilhas Maldivas são destino ara o ano todo! O clima é sempre quente e úmido, e as temperaturas variam entre 24 e 30º. Existem basicamente duas estações: uma seca, de dezembro até abril, considerada alta estação para o turismo; e uma chuvosa, de maio até outubro. Como o país sofre bem menos com as monções que dominam o clima na Ásia, muita gente arrisca a viagem nesse período, aproveitando as promoções e descontos nos hotéis.

Viajamos na penúltima semana de dezembro e pegamos um clima maravilhoso, sol e céu azul o tempo todo.

Como chegar?

Do Brasil, três companhias aéreas voam para Malé, capital das Maldivas: a Qatar Airways, com parada por Doha; Emirates, em Dubai; e Turkish Airlines, em Istambul, que foi nossa opção. De São Paulo, são 13 horas até Istambul, e depois mais oito horas de vôo até Malé. Fizemos um stop over  em Istambul, e ficamos lá quatro dias antes de seguirmos para as Maldivas. Recomendo muitíssimo essa combinação!

Do aeroporto de Malé, saem barcos, barcos rápidos e hidroaviões para as ilhas dos hotéis. Ao chegar no aeroporto, deve-se procurar o guichê do seu hotel (são vários) para pegar o transporte combinado (em geral, speed boat ou hidroavião).

Ou seja, a odisséia é assim: avião até SP, depois 13 horas de vôo até Istambul, depois oito horas de vôo até Malé, depois speed boat/ hidroavião até próximo da ilha de seu hotel, depois barquinho até a ilha mesmo. E fim.

Vistos e vacinas

Brasileiros não precisam tirar visto para as Maldivas, a autorização para entrar no país é conseguida ali mesmo no aeroporto de Malé. Mas é preciso ter vacina contra febre amarela, e ela precisa ser tomada 10 dias antes da viagem!

Não é permitido entrar com bebidas alcoólicas no país. Mas, uma vez lá dentro, pode-se consumi-la à vontade nos hotéis e resorts.

Como tomar a vacina contra febre amarela?

Postos do SUS oferecem vacina contra a febre amarela. Procure uma lista dos postos de saúde perto de você (hello google!)  e confirme antes se eles têm a vacina – não são todos que costumam ter. Depois de tomá-la, é preciso ir na ANVISA para transferir o registro para o cartão internacional de vacinação. É esse cartão que é conferido na entrada do país.


Quanto tempo ficar?

Como estávamos em lua de mel, e queríamos descansar bastante, ficamos sete dias inteiros. Achei ideal! Foi suficiente para a gente ficar satisfeito com tanto sol e mar, e para valer a pena a viagem para um destino tão isolado e caro. Mesmo para quem está viajando pela Ásia, acho não vale ir para Maldivas para ficar menos de 5 dias...

Ficar mais tempo que isso pode ser um pouco entediante (isso para mim, que gosto de ver gente, de vuco-vuco, de fazer coisas...). Claro que se você ama mergulhar e pescar, pode ser legal ficar mais tempo!

Claro que é sempre difícil dizer adeus para esse visual...


You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images