Álbum de viagem em tempos digitais: o fotolivro!

terça-feira, abril 26, 2016

Dá para fazer a capa do álbum com foto, como o meu; colorida lisa, ou com recorte para mostrar a foto da primeira página

Eu sempre amei álbuns de viagem, principalmente aqueles que juntam memórias, bilhetes, tickets junto às fotos. Para mim, é uma chance de reviver, ainda que de forma diferente, as emoções de cada viagem. Para as pessoas com memória de peixe como eu, registrar e manter essas lembranças é uma forma de garantir que elas não serão perdidas.

Eu sempre me preocupei com essa minha capacidade de esquecer as coisas - e, por isso, sempre busquei registrar tudo. Fui uma adolescente cheia de agendas (até papel de bala que eu ganhava ia parar lá) e diários. Eu já fazia scrapbook antes mesmo da febre desse tipo de álbum: tenho um feito em 1986, com fotos da minha turma querida de 8ª série, que me trouxe amigos que guardo até hoje. Mas a vida adulta pode ser cruel e nos rouba o tempo necessário para registrar a vida e as viagens - o tempo de escolher e comprar o álbum, de selecionar as fotos, de revelá-las, de juntar os pedacinhos de viagem que trouxemos conosco - o ticket do show inesquecível, a entrada do museu, a folhinha do parque que secamos - e, por fim, montar o álbum.

Além disso, sinto que tiro cada vez mais fotos nas viagens que faço - um monte de fotos parecidas, repetidas, sem significado. Isso dá uma preguiça enorme de voltar para elas depois para montar um álbum!

Como fazer álbuns de viagem em tempos digitais


Por isso, queria compartilhar uma ótima saída que encontrei para aqueles que, como eu, tem alma analógica e gostam de ter álbuns de viagens e momentos significativos da vida: os fotolivros!

Funciona assim: você baixa um programa no seu computador - o D-Book - monta seu álbum digital e depois compra a impressão em lojas. Há também a possibilidade de montar o álbum online mesmo, mas achei a alternativa offline mais cômoda - você pode salvar seu arquivo e continuar a montagem depois e não depende de internet.

O aplicativo é muito intuitivo, tem opções de correção automática de fotos - que achei bem razoável, embora os mais exigentes possam preferir ajeitar suas fotos em outros aplicativos e depois carregar nele as imagens já editadas. Também já existem várias opções de layouts prontos, que variam de acordo com a quantidade de fotos que você coloca na página. E os layouts podem super simples, sem aquelas molduras e enfeites que eu, particularmente, acho feio. Além disso, é possível fazer layouts mais limpos, sem entupir as páginas de fotos... Para álbuns de fotografia, os espaços em branco são super importantes para dar à foto o destaque que ela merece!

Para ilustrar o post, compartilho as fotos do fotolivro que fiz com as fotos da minha lua de mel. Ficou liiiindo! Usei bastante os layouts prontos, vejam como eles são bonitinhos e de bom gosto! A qualidade da impressão é muito boa também. O modelo que escolhi foi o Classic, tamanho A4, impressão fosca.

O fotolivro pode ficar caro, a depender do modelo escolhido e da quantidade de páginas extras compradas. No meu, por exemplo, eu usei 45 páginas (o padrão é 20), o que aumentou o preço final, comparado ao anunciado nos sites. Comprei a impressão do meu na Saraiva e chegou super rápido, em cerca de 8 dias, bem antes do prazo estipulado.

É possível personalizar a lombada do fotolivro

Nossa lua de mel começou em Istambul

Exemplos de layouts com três fotos por página

Página com foto única fica lindo e destaca a foto!

Exemplo de layout com duas fotos por página

Aqui começa as fotos das Maldivas.





Dá para usar fotos panorâmicas também!! 

Para baixar o D-Book, clica aqui!

Depois de montar seu álbum, é só ir numa loja online que venda fotolivros, fazer o upload do arquivo do seu álbum montado e comprar a impressão! Várias lojas confiáveis vendem fotolivros: FNAC, Walmart, Ponto Frio, Submarino, Extra... Nesse link, tem uma lista enorme de lojas que imprimem os fotolivros.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Janira, aqui é Felipe do Fórum da 12. Estou fazendo meu álbum da última viagem e descobri ontem esse seu blog. Esse post caiu como uma luva! Várias idéias de layout. Valeu por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe! Que legal você por aqui!! Obrigada por comentar, use o post (e o blog) à vontade!

      Excluir

Like us on Facebook

Flickr Images