Onde comer [bem] em Istambul

quinta-feira, maio 12, 2016



Istambul foi uma viagem que fizemos sem muito planejamento e pesquisas prévias. Com a correria dos preparativos do casamento, só organizamos nossa hospedagem e as passagens da lua de mel. Eu não tinha pesquisado restaurantes nem locais para visitar, então foi uma viagem bem tranquila, fazíamos o que dava vontade, num ritmo bem ‘lua de mel’, rs. Os restaurantes que indico aqui foram boas surpresas que a cidade nos deu. Aliás, esse é um dos meus critérios para saber se um local tem boa culinária - se você entra num restaurante qualquer, na rua, consegue comer bem? Lugar de comida boa é assim: em qualquer lugar a gente consegue comer bem, sem precisar de indicação ou restaurante estrelado.

Nesse sentido, a culinária de Istambul é incrível! Eu amo os sabores, os milhares de temperos, os cheiros! Hum! Das barraquinhas de rua com suco de romã fresquinho aos restaurantes chiques, a comida é ótima, fresca e cheia de sabores surpreendentes.



Pasazade Ottoman Cuisine 

www.pasazade.com
Endereço: İbn-i Kemal Street 5/A Sirkeci / Istanbul
Tel: +90 212 513 3757

O Pasazade fica próximo ao Topkapi Palace, numa região cheia de restaurantes, logo abaixo do Erboy Hotel. Achamos ele por acaso, caminhando pela vizinhança. Vários garçons abordavam a gente na rua, chamando para seus restaurantes, e esse foi o único que não fez isso – por isso entramos [motivos adultos para escolher restaurantes, trabalhamos]. E que ÓTIMA surpresa! O restaurante trabalha com culinária tradicional otomana e tudo parecia tão delicioso e ‘autêntico’, sem jeitão de pega-turista, sabe? É aquele tipo de restaurante clássico, toalha branca, garçom com cara de que trabalha na casa há anos e conhece cada coisa do cardápio e te ajuda a escolher o vinho e o prato, tudo com zero afetação.

O atendimento foi muito cortês e ágil, a comida era MARAVILHOSA e o preço justo. Adoramos! Pedimos o Arab Pan, um cordeiro no homus, e o Sultan´s Favorite, um guizado servido com polenta de berinjela. Nham! Salivo só de lembrar dos sabores! De entrada, um queijinho no azeite que estava simplesmente inesquecível!

Pagamos 90 TL pelo jantar que foi composto, basicamente, de cervejas, duas entradas e um prato principal, além de café e chá.

Não deixem de ir!

Foto retirada do site do restaurante Pasazade


Antakya restaurant

http://www.antakyarestaurant.com/
Endereço: Mimar Hayrettin Mah. Divan-i Ali Sok. No:12C  Beyazıt
Tel:  +90 (212) 518 01 17 - +90 212 518 01 16  

Mais uma grata surpresa! O restaurante serve ótima comida, o atendimento foi muito gentil e atencioso, e os preços justos. Pena que fomos no Antakya num dia de pouca fome, então pedimos apenas sopas de cogumelo e lentilha. Mas que sopa de cogumelo, viu? Deliciosa, com aquele sabor fresco, de que acabou de ser preparada! Se uma sopa nos impressionou assim, ficamos imaginando o restante... pena que não conseguimos voltar lá para experimentar outras coisas do cardápio deles, que é bem extenso e variado.


Bodrum Café & Restaurant

http://www.bodrumrestaurantcafe.com/
Endereço: Alemdar Mh., Şeftali Sk., 34110
Tel:+90 212 526 9471

Desses restaurantes, o Bodrum é o mais ‘turístico’, talvez por ficar bem pertinho da Mesquita Azul e da Hagia Sofia. A localização privilegiada é o seu ponto forte: subindo os andares do restaurante, é possível comer numa cobertura com vista para a Mesquita Azul! No inverno, eles fecham o terraço, então o frio não é problema!

Desconfiamos do clima meio ‘pega-turista’, mas a conveniência de estar tão próximo dos locais dos nossos passeios, e uma fome lascada fizeram com que a gente resolvesse ficar ali mesmo e arriscar. E, olha, achamos que valeu muito a pena, porque a vista do terraço é linda, o serviço é bom, e a comida é muito boa também!

Nossa refeição ficou em 79TL, também com entrada, um prato principal, e cervejas.

Comendo kebab na rua, delicioso!

Café Hafiz Mustafa 1864

http://www.hafizmustafa.com/
Endereço: Hobyar Mahallesi Hamidiye Cad. No:84 Bahçekapı Eminönü, 34080
Tel:+90 212 513 3610

Ótima pedida para antes ou depois da visita à Mesquita Nova (ou Yeni Cami) ou de um passeio pelo ponte de Gálata! O Hafiz Mustafa é um café charmoso e super tradicional de Istambul. Bom lugar para experimentar o café turco e comer os docinhos maravilhosos que eles fazem por lá! O Baklava deles - que é um docinho turco clássico, feito de massa folhada e um massa de nozes ou pistache triturados e banhado no mel ou xarope - é de-lí-cia!

Eles tem vários kits com embalagens bonitinhas de turkish delights que são ótimas opções para levar de lembrança da viagem e presentear.

Tomamos café com docinhos e pagamos 24TL, e gastamos 46 TL com docinhos para levar.

A entrada do Hafiz Mustafa

Docinhos turcos fotogênicos!

Constantine´s Ark

http://www.constantinesark.com/
Hoca Paşa, İbni Kemal Cd. No:13, 34110 Fatih/İstanbul
Tel.: +90 212 522 34 21

Da nossa seleção de restaurantes, esse foi o mais ‘chique’ e afetado de todos - além de mais caro. Apesar disso, o serviço era bom e a comida também. Comparado com o Pasazade, por exemplo, é mais caro e achamos a comida pior (mas looonge de ruim, tá gente? Só menos boa!). A diferença de preço fica por conta do ambiente mais refinado e proposta de restaurante contemporâneo, misturando a cozinha turca com a internacional.

Nossa conta ficou em 75 TL, com entradas e um prato principal.

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images