Ilha Holbox, paraíso escondido do México

quinta-feira, junho 02, 2016


Em 2013, fiz uma grande viagem para o México. Foram 26 dias nesse país surpreendente, visitando metrópoles, selvas, pequenos pueblos, praias paradisíacas... Teve viagem com amiga do coração (um beijo, Reu!), teve balada, teve viagem sozinha... O México me deu um pouco de tudo nesses dias inesquecíveis que passei por lá. Fiquei em vários albergues e conheci um monte de viajantes e andarilhos. Quando comentava que ainda teria um tempo no país, vários deles recomendavam, sem pestanejar, que eu fosse para a ilha Holbox.

Eu achei estranho, porque tinha pesquisado um pouco sobre o país e sobre locais para visitar mas não lembrava de ter lido nada sobre essa ilha. As recomendações de praia variavam sempre entre Cancun, Isla Mujeres, Playa del Carmen, Tulum... 

Eu tinha planejado bem pouco o último trecho da viagem, que seria para conhecer a Península de Yucatán. Pensei que, chegando lá, a depender da vontade do dia, eu decidiria para onde ir ou em que praia ficar. Daí, como eu tinha esses dias 'coringas' na viagem, resolvi seguir as recomendações de outros viajantes e segui para Holbox.

Como chegar a Holbox 



Holbox é uma ilha pequenina, que fica justo no encontro entre o Caribe e o Golfo do México, na pontinha da península de Yucatán. Para chegar lá, é preciso pegar um ônibus saindo de Cancún (ou carro alugado) e um ferry ou barquinho a motor para o trecho aquático.

O problema é que não tem ônibus de categoria turística. É preciso encarar uma viagem de 3 horas e meia num ônibus de segunda classe, com gente em pé, galinha, gente sentada no seu descanso de braço (#étudoverdade) até Chiquilá, cidade de onde saem os barcos e ferry. Tomei uns dois dramins (cês sabem que eu sofro de enjôo em meios de transporte, né?) e apaguei boa parte do caminho. Em Chiquilá, peguei um barquinho - que tem mais variedade de horário que os ferrys - para chegar à ilha.

Na ilha não há circulação de carros. O transporte é feito por bicicletas, triciclos e carrinhos de golfe, que oferecem serviço de táxi. 

Eu não tinha lugar pra ficar, nem nenhum endereço de albergue, nem a mínima ideia do que ia encontrar na ilha (seriam os preços muito caros? quantos opções existiam? na-da). Saí caminhando com minha mochila pela vila, procurando albergues e todos estavam cheios. Lá depois do terceiro, eu já estava exausta - o sol escaldante, e eu caminhando naquelas ruas de areia de praia com minha mochila nas costas, sem saber pra onde ir até que encontrei uma pequena pousada. Então, fica a primeira dica: como a vila não é muito grande, recomendo reservar hospedagem antes de ir para não correr o risco de ficar sem lugar (principalmente se você tem limite de preço!).





Holbox, o futuro destino turístico hype do México


Holbox (pronuncia-se "Rolboch") é uma vila linda, com pousadas charmosas à beira mar onde o café é servido na areia, e pequenos restaurantes em volta de uma pracinha com jeitão de cidade do interior. Quando cheguei lá, tive aquela sensação de que estava descobrindo um destino que logo, logo ficaria famoso, e roubaria visitantes de Cancún, Playa del Carmen e Tulum... De quando eu fui, em 2013, para agora, já sinto diferença na quantidade de informação disponível sobre o lugar e posts em blogs de viagem, o que vejo como uma confirmação daquela minha sensação...

Clima da ilha!

Como várias dessas vilas de praias paradisíacas, o lugar é cheio de estrangeiros que largaram tudo para recomeçar a vida por lá, abrindo restaurantes, pousadas e pequenos negócios. Apesar de pouco explorada, Holbox oferece ótimas opções de hospedagem e bons restaurantes.

A ilha é conhecida pelos tubarões baleia, que visitam o local entre junho e setembro e atraem os turistas com os passeios para ver e nadar com os tubarões, que podem chegar até 12 metros, considerados os maiores peixes do mundo!

Se você planeja viajar para o México e busca descanso e praias lindas, recomendo fortemente Holbox!



Olha como o sol se põe em Holbox! :-0

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images