Dois passeios imperdíveis em Recife: Instituto Ricardo Brennand e a Oficina Francisco Brennand

sexta-feira, julho 01, 2016

Todos os anos o site Tripadvisor, que reúne avaliação de hotéis, restaurantes e atrações turísticas feitas pelos próprios turistas, divulga o “Travelers´ Choice Museuns”, ranking dos museus mais bem avaliados do mundo pelos seus usuários. O Brasil emplacou dois museus na lista dos 25 melhores do mundo: o Instituto Ricardo Brennand, 19ª posição, localizado em Recife (PE) e Inhotim, em Brumadinho (MG), na 20ª posição. Os dois museus também lideram o ranking sulamericano, como primeiro e segundo colocados.

Já conhecia Inhotim (e escrevi um post sobre o museu) e a premiação me pareceu mais do que justa! Então, desde que tomei conhecimento do ranking, o Instituto entrou na minha lista – como assim temos um dos 25 melhores museus do mundo e eu não conheço? Consegui passagem para Recife com ótimo preço numa promoção da Gol no começo do ano e decidi que tinha chegado a hora de cortar esse item na minha lista de viagens.

Fomos para Recife com o objetivo principal de conhecer o Instituto Ricardo Brennand e, de quebra, ir também da Oficina do seu primo, Francisco Brennand. Depois de um sábado cinza de chuva, tivemos um domingo de céu azul e partimos rumo aos dois museus.

COMO CHEGAR

Nós fomos de Uber, que me parece o melhor custo X benefício! De Boa Viagem até a Oficina, pagamos cerca de R$ 40 por uns 20 minutos de viagem. Para quem estiver muito longe do bairro Várzea Grande e com restrições orçamentárias, dá para pegar um ônibus até o bairro e, de lá, pegar um táxi até a Oficina e o Instituto (que tem um acesso mais difícil).

Os dois museus ficam no mesmo bairro, mas chegar lá não é banal – é comum que taxistas não conheçam a Oficina, menos famosa. O motorista do Uber que pegamos errou bastante até conseguirmos encontrá-la. No Viaje na Viagem, Ricardo Freire fez o guia definitivo com todas as dicas para chegar nas duas atrações (e como combiná-las no mesmo dia). Vai por ele!

Sugiro começar o passeio pela Oficina, que abre mais cedo (às 10h nos finais de semana) que o Instituto (13h).

OFICINA FRANCISCO BRENNAND

É o Instituto que é considerado o melhor museu da América Latina, mas a Oficina é que conquistou mesmo o meu coração! Construída nas terras de uma antiga olaria, a oficina abriga mais de 1500 peças, todas produzidas pela mão do incansável e obstinado Francisco Brennand. O acervo é constituído principalmente por suas já famosas esculturas em cerâmica e azulejos, mas também tem quadros pintados pelo artista, além de jardins com paisagismo de Burle Marx.

A área de exposições da Oficina.

A área da Oficina é linda, cheia de esculturas espalhadas nos jardins, gramados e áreas abertas. Passeando pela local, encontramos o próprio Francisco, já octogenário, mas ainda atuante. Dizem que até hoje ele é o primeiro a chegar, de domingo a domingo, em sua oficina! Morri de vontade de ir lá e agradecer pelo tanto de beleza que ele colocou no mundo, mas a vergonha não deixou, rs. O conjunto arquitetônico é lindo, inspirador! Saímos de lá assim, felizes e energizados!

Almoçamos no café do próprio museus e, olha, que boa surpresa! A comida é ÓTIMA e com bom preço! Recomendo fortemente!

Oficina Brennand
Segunda a Quinta: 08:00 às 17:00h
Sexta: 08:00 às 16:00h.
Sábado e Domingo: 10:00 às 16:00h
Tel.: 81 3271-2466 e 3272-5494

INSTITUTO RICARDO BRENNAND

Castelo São João, no meio da mata atlântica pernambucana!

Imagina um castelo medieval no estilo gótico Tudor em pleno Recife, com uma enorme coleção de armaria da Europa, Ásia, América e África, além de tapeçaria, obras de arte e mobiliário? Doido, né? Pois o Instituto Brennand é exatamente isso! Ele foi construído para expor a enorme coleção individual de Ricardo Brennand, que inclui o maior acervo privado do pintor holandês Frans Post e a uma das maiores coleções privadas de armaria do mundo, com espadas, adagas, facas, canivetes, punhais de diferentes origens, épocas e estilos.

Além do Castelo de São João, que abriga a coleção de armaria, o museu tem uma pinacoteca que expõe, principalmente, esculturas e quadros. Quando fomos, estava em cartaz a exposição “Paisagens Brasileiras do Século XIX”. Super interessante ver pinturas das cidades brasileiras e pensar em como mudamos (para o bem e para o mal)!!

O Instituto conta ainda com uma capela gótica, recentemente inaugurada, ainda fechada para visitantes. O motorista do Uber que nos levou passou pela frente dela e nos contou que agora é possível realizar casamentos lá. Uau! Já posso até imaginar @s filh@s dos donos de engenho de Pernambuco tod@s casando lá... Aquela coisa meio aristocracia europeia!... A igreja fica no topo de um pequeno morro, coisa de conto de fadas mesmo.

Clima medieval em Pernambuco: espadas, brasões, armaduras no acervo do IRB

Tem Botero também!
Área do café do IRB

Instituto Ricardo Brennand
Terça a domingo, das 13h às 17h.
Entrada:
R$ 25,00 (Inteiro).
R$ 12,00 (Meia) (Pessoas com deficiência, estudantes, professores e idosos acima de 60 anos mediante documentação comprobatória).