Roadtrip pela França: o roteiro

terça-feira, outubro 31, 2017



A França é o destino ideal para uma roadtrip! O país é bastante diverso: cada uma das suas 18 regiões administrativas (5 são ultramarinas) e 97 departamentos tem suas próprias características culturais, sociais e naturais. As distâncias são facilmente cruzadas de carro: estradas seguras e boa sinalização são encontradas mesmo nas cidades mais pequenas.

Eu amo a liberdade que a roadtrip proporciona: chegar e sair a hora que quiser, parar em qualquer lugar... Destinos como a França, salpicados de pequenos vilarejos e paisagens que preenchem todos os nossos clichês sobre o "campo europeu", parecem feitos para serem descobertos de carro.

Vilarejos fofos aparecem a todo momento pelo Vale do Loire!



Para mim, a melhor forma de organizar uma roadtrip é em "núcleos", de maneira que se aproveite o máximo de uma região, rodando o mínimo de carro. Na França, nossa viagem foi organizada entre o Vale do Loire, Côte D'Azul e Provence. Em cada um desses três "núcleos", passamos por diversas cidades, estradas e paisagens, aproveitando a proximidade (física, mas também cultural) entre elas. No fim, a gente consegue construir um panorama mais diverso sobre o país, indo além dos destinos mais óbvios em cada região.

Alguns trechos da viagem foram especialmente bonitos, como Gorges du Verdon!

Foram 20 dias rodando pela França, em cidades pequenas (mesmo! rs) e grandes, em estradas enormes e rurais, vendo mar, montanha e campo, cidade e roça. Viajamos em setembro e nosso roteiro ficou assim:

[10/09: Chegada em Paris, alugamos o carro no aeroporto e fomos direto para o Vale do Loire]

DIAS 10 a 14/09: Vale do Loire

[14/09: voltamos a Paris, devolvemos o carro e pegamos um vôo para Nice]

DIAS 14 a 17/09: Nice.

[17/09: novo aluguel de carro e ida para Gorges du Verdon]

DIAS 17 a 19/09: Gorges du Verdon

DIAS 19 a 22/09: Provence [base no Luberón]

DIAS 22 a 25/09: Provence [base em Aix-en-Provence]

DIAS 25 a 26/09: Carcassone

[26/09: entregamos o carro em Toulouse e pegamos um vôo para Paris]

DIAS 26/09 a 30/09: Paris

Vou detalhar cada parte desse roteiro nos próximos posts, além de dar algumas dicas gerais para quem pretende fazer uma roadtrip pela França.

Pé na estrada, literalmente!

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images