Vale do Loire: dicas gerais

terça-feira, novembro 14, 2017

Castelo de Chenonceau

O Vale do Loire é um destino imperdível para os românticos! Uma combinação de castelos de antigas famílias nobres francesas, pequenos vilarejos medievais e pontes com graciosos arcos sobre os rios fazem o cenário perfeito (regado a muito vinho!) para corações apaixonados. São cerca de 300 "chateaux" espalhados nos 800 quilômetros quadrados nas margens do Rio Loire e afluentes, que formam a região conhecida como Vale do Loire. Sua parte central, onde estão as atrações mais famosas, foi tombada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Os "chateaux" franceses não são exatamente castelos, naquela definição clássica e medieval de construções fortificadas que, além de moradia, serviam também para a proteção. Em sua maioria, os castelos do Loire não tinham função militar e funcionavam apenas como residência da nobreza francesa. Por isso, algumas pessoas preferem traduzi-lo como "palácios". O tamanho e riqueza das construções são testemunhos do poder e opulência da realeza do país na época. Existem chateaux de características mais sóbrias e medievais até pérolas da arquitetura renascentista francesa, como o Castelo de Chenonceau.

Muitos castelos foram destruídos ou parcialmente danificados durante a Revolução Francesa. Os que restaram viraram, principalmente, atrações turísticas, hotéis e alguns até continuam como residências de famílias.

Além dos chateaux principais, que ganharam fama e atraem turistas até hoje, o Vale é cheio de pequenos castelos que, se não valem a visita, compõem belos cenários a serem apreciados pelas estradas da região.



Quanto tempo ficar no Vale do Loire?


Tem gente que faz bate e volta de Paris para conhecer os principais castelos. Não vale a pena. As construções são enormes, então conhecer mais do que dois castelos por dia pode ser cansativo. Além disso, é importante levar em consideração o tempo necessário de deslocamento entre uma atração e outra e aquele tempinho precioso de rodar a esmo pelas estradinhas e vilarejos fofos da região. Recomendo!

Nós ficamos três dias inteiros, o que foi suficiente para conhecer os principais castelos com calma e rodar bastante pelas estradas da região. Nós combinamos os passeios nos chateaux com almoço ou jantar nas cidades principais da região - Tours, Amboise e Blois. Mas acredito que dois dias inteiros já dá para conhecer as principais atrações e ter uma noção da região.


Nos famosos jardins do Castelo de Villandry!

Pelos vilarejos do Vale do Loire

Minhas melhores dicas do Vale do Loire


_ Configure seu GPS para evitar os pedágios. Essa dica não vale só por economia (já que eles podem ser bem caros na França), mas principalmente para que ele te indique o caminho pelas estradas vicinais, que passam pelos vilarejos. Além de seguras e sinalizadas, elas são lindas, então rodar de um lugar para outro já vai ser uma verdadeira atração!

_ Tente fazer as refeições nos horários corretos. No Vale do Loire, comer fora de hora pode ser uma verdadeira saga! Em geral, os restaurantes não oferecem mais almoço depois das 14h, nem jantar depois das 21h. Como as cidades são pequenas, às vezes não tem MESMO opção! Além disso, é sempre bom comprar algumas comidinhas para levar contigo no carro, podem te salvar de apertos.

_ Dá para se hospedar em castelos pagando preços bem razoáveis, eu juro! Vou fazer um post com uma seleção de chateaux que oferecem hospedagem a partir de R$ 300/ noite. Além das construções serem lindas, é uma ótima forma de "entrar no clima" da região.

_ No caso de se hospedar em um castelo, tente conversar com os donos sobre a história do lugar. Em geral, são construções que estão há anos (às vezes, séculos) numa mesma família ou que testemunharam diversos momentos relevantes da história francesa. Geralmente, são relatos onde a História (essa do "H" maiúsculo) se cruza com a história das pessoas, naquele ponto mágico que faz a gente perceber como tudo está relacionado nesse mundo...

Nos jardins do Castelo de Chenonceau

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images