Ferramentas para planejar suas férias em 2018

quinta-feira, janeiro 04, 2018




"[...]
O último dia do tempo
Não é o último dia de tudo.
Fica sempre uma franja de vida
Onde se sentam dois homens.
Um homem e seu contrário,
Uma mulher e seu pé,
Um corpo e sua memória,
Um olho e seu brilho,
Uma voz e seu eco.
E quem sabe até se Deus...

Recebe com simplicidade este presente do acaso.
Mereceste viver mais um ano.
[...]"

(Drummond, sobre o ano novo)


Viva, 2018 chegou (e mandou embora 2017, #gloria!)! Sei que, no fundo, tudo permanece igual se a gente não muda e que os anos são apenas uma forma aleatória de parcelar o tempo. Mas a energia de recomeço que ronda esses dias alimenta tanto nossos sonhos e planos que é bom acreditar nisso! Mentiras sinceras me interessam!

Vamos aproveitar essa energia do começo do ano para planejar nossas viagens? Fiz uma lista de ferramentas e sites que podem te ajudar a organizar seus planos de férias e escapulidas durante o ano! As dicas listadas aqui ajudam naquele primeiro momento, para definição do destino, do período da viagem e do ajuste entre destino e orçamento disponível. Por isso, não vou indicar nesse post ferramentas para busca de hospedagem, aluguel de carros, montagem de roteiros, etc, porque isso é o próximo passo do planejamento. Nesse primeiro momento, no começo do ano, ainda estamos fazendo o planejamento mais geral, decidindo quando e para onde queremos ir.

Quanto custa viajar

Vou logo começar por uma das dicas mais legais desse post. O site "Quanto custa viajar?" reúne informações sobre custos de diversas cidades no mundo, desde hospedagem a média de alimentação, passeios, etc. É uma mão na roda para a definição do orçamento de uma viagem. Além disso, eles desenvolveram uma ferramenta maravilhosa que é o "Para Onde Viajar?", que serve para aqueles que tem um orçamento definido, mas ainda não sabem exatamente para onde ir. No site, é só colocar seu orçamento, cidade de origem e um período (3 dias, 5 dias, 10 dias, etc) e ele te dá um monte de opções legais de destinos que se encaixam nos seus critérios, já contabilizando passagem, hospedagem, alimentação diária, transporte e alguns passeios. Então, se você conseguiu juntar R$ 4.000 e quer fazer uma viagem de 10 dias, por exemplo, é só inserir essas informações que ele vai te indicar vários destinos! <3 Massa, né?

Também no Quanto custa, no link Passagens Aéreas Baratas, dá para colocar sua cidade de origem para ver um monte de opções de passagens promocionais, para destinos nacionais ou internacionais. Daí é só procurar uma que se encaixe no seu orçamento ou que esteja com bom preço para decidir seu próximo destino de férias! :-)

Mas você pode me perguntar: como saber se o preço da passagem tá barato ou não, se eu nunca pesquisei bilhetes para esse destino? A resposta nos leva para minha próxima dica! :-)

Hooper

O Hoopter analisa bancos de dados de preços de passagens para indicar a melhor época para viajar para um destino e os melhores preços encontrados no trecho desejado. Nesse link aqui, você consegue obter informações sobre a sua viagem: quais os dias mais baratos para viajar para esse destino, se a demanda está caindo ou aumentando, qual preço é considerado bom e que companhias aéreas costumam oferecer os melhores barganhas. É um bom ponto de partida, caso você já saiba para onde quer ir, mas tem flexibilidade de datas!

Google Flights

O Google também desenvolveu sua ferramenta para ajudar na busca de destinos para as férias. No Google Flight, é possível colocar a data da viagem e informações como seus interesses (é praia que você quer? Ou destino de ecoturismo? Ou gastronomia? etc), que ele vai indicar destinos nacionais e internacionais que se encaixem, com o preço da passagem. Também é possível reduzir a pesquisa para alguma continente, região ou área específica.

É uma boa ferramenta para aquelas pessoas que já sabem, por exemplo, que querem pegar uma prainha em novembro, antes de começar a agonia de final de ano, mas ainda não sabe exatamente para onde ir. Daí é possível comparar o preço da passagem de diferentes destinos de praia!

Voopter

O Voopter desenvolveu uma ferramenta específica para busca de passagens promocionais. No seção Passagens Baratas, é possível colocar a cidade de origem para visualizar todas as barganhas encontradas pelo Voopter, para destinos nacionais e internacionais. Além da passagem ser uma boa parcela do orçamento de uma viagem, em geral as outras despesas podem ser adaptadas ao seu orçamento. Tem hospedagem, alimentação e passeio de todo custo, mas o bilhete aéreo nem sempre, né?

Skyscanner

O Skyscanner tem um mapa que é massa para visualizar todas as possibilidades de destino. Em cada localidade aparece o preço da passagem saindo da cidade de origem indicada por você. À medida que o mapa vai sendo movimentado, é possível ver o preço dos vôos para os destinos daquela área que está sendo visualizada. É MUITO bom para comparar preços, principalmente para aquelas pessoas que são mais visuais!

Além disso, ao buscar as passagens, é possível só colocar o mês da viagem que o Skyscanner vai te mostrar os preços dos bilhete de cada dia daquele período, e daí você pode escolher as opções mais baratas para ir e voltar, caso tenha flexibilidade com as datas.

Por fim, ao escolher o destino, é possível criar um alerta para os trechos desejados e ir acompanhando os preços. No Decolar também é possível criar alertas de viagem.


Em 2015 fiz um post bem legal recheado de dicas sobre passagens aéreas, como a melhor época para comprar, qual a antecedência ideal, além de links de sites e ferramentas que podem ajudar nesse planejamento. Vale a pena ler de novo!

E aí, se animou? Vamos arregaçar as mangas e planejar nossas viagens de 2018?


Boraaaa!! #partiu

You Might Also Like

6 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images