A comida em Cuba

sábado, novembro 16, 2013

Libreta de racionamiento. A foto veio daqui.

Mensalmente, todos os cubanos têm direito a uma cota de alimentos, subsidiada pelo governo, que é registrada na libreta de racionamiento. Criada em 1963, a libreta se tornou um símbolo do igualitarismo e do socialismo cubano. As dificuldades criadas pelo bloqueio norte-americano e a economia pouco dinâmica da ilha fizeram com que o estado tivesse que importar os produtos e distribui-los a população, por meio das libretas. Em 2010, Raúl Castro retirou artigos de higiene e tabaco da lista e prometeu seu fim progressivo. Apesar disso, a libreta ainda é muito presente na vida dos cubanos, mesmo com uma cota de alimentos cada vez mais reduzida.

Como bons latino-americanos, os cubanos amam doce!
Clarita, dona da casa onde fiquei hospedada, contou que um adulto tem direito a uma cota de proteína equivalente a 1/4 de frango. Como nunca é suficiente, os cubanos precisam comprar produtos nos mercados, e há muita venda ilegal de alimentos (cubanos que trabalham em indústrias e vendem produtos por fora, criação ilegal de animais etc).

Acredito que a escassez e a falta de acesso a alimentos e temperos empobreceram a gastronomia cubana. No geral, achei a comida sem graça, gordurosa e com pouca variedade. Mesmo em bons restaurantes, era difícil encontrar salada fresca, principalmente na época que fui (final de verão/ outono). A salada consistia sempre em pepino, vagem e, às vezes, tomate.

A culinária cubana é uma mistura da espanhola e africana, principalmente. Mas a localização do país em uma importante rota marítima comercial fomentou influências de vários países na alimentação cubana. Pena que isso parece ter se perdido com as severas restrições que a ilha sofre.


Em Cuba como os cubanos. Pizza na rua.
No dia a dia, os cubanos comem muito carne de porco e feijão com arroz. Na rua, tem uma infinidade de vendinhas onde dá pra comprar pizza, que eles comem o tempo todo. A pizza mais parece um sanduíche, a massa bem fofa e grossa e vem dobradinha no papel.

Eles fumam e bebem muito. Andando pelas ruas (e foi o que mais fiz por lá), a gente encontra muita gente fumando seus bons puros logo de manhã ou tomando aquela dose necessária de rum, a qualquer hora do dia.

Para comer bem na ilha, é preciso saber exatamente quais são os bons restaurantes. Logo, logo faço um post com minhas dicas de lugares para comer.







Não dá pra perder


Frutas

As frutas... ah, as frutas cubanas! Doces, tenras, brilhantes. Até hoje tenho na boca o sabor da manga cubana...

Salsa criolla

Molho delicioso feito com tomate, vinho e temperos. Vai em carnes e mariscos. A lagosta e o camarão com "salsa criolla" é pedida imperdível em Cuba.

Moros y cristianos

O nosso tradicional e querido feijão com arroz. Eles cozinham o feijão, em menor quantidade, junto com o arroz. O resultado é uma espécie de baião-de-dois, com o arroz mais "moreninho". Quando o tempero é bom, fica ótimo! Além disso, tem nome mais fofo para arroz com feijão?

Drinks

O melhor momento do dia era a hora do mojito. A gente parava em algum bar, geralmente antes do almoço, quando o sol estava a pino, e refrescava o calor com um bom mojito ou daiquiri... Certamente, os drinks são uma das melhores coisas que a ilha tem pra oferecer!

Hora do mojito, que hora mais feliz!! No sentido horário, Mojito em Cienfuegos, Cayo Largo e Havana.



You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images