São Francisco: escolhendo onde ficar

domingo, março 09, 2014

Foto do The Bold Italic

Sofri bastante nas duas últimas semanas para decidir onde ficar em São Francisco. Vários bairros, milhares de hotéis, residências estudantis, quartos e apartamentos no AirBnB... Aiii! Um desespero para indecisos como eu. Em momentos assim, minha estratégia é fracionar a decisão e diminuir aos poucos o universo de possibilidades.


Tipo de hospedagem: residência estudantil, casa de família, apto alugado ou hotel?

Para quem vai ficar um pouco mais num único destino, como eu, vale a pena levar em consideração opções como hospedagem em casa de família, residência estudantil ou aluguel de um apartamento. Escolhi ficar em uma residência estudantil, num bairro próximo à escola de inglês. Como vou passar três semanas fazendo aulas, achei que seria legal ficar em um lugar que me ajudasse a conhecer outros estudantes. As opções de hotel e apartamento acabam nos isolando um pouco: seriam ótimas escolhas para quem vai com amigos ou namorado, por exemplo. No caso do apartamento, você ainda ganha um bairro para chamar de seu.

Casa de família seria bom para conhecer o modus vivendi norte-americano (ou sanfranciscano, que deve ser todo diferente do restante do país), um ótimo plus para quem está aprendendo a língua. Mas as casas oferecidas pelas escolas de inglês, na maioria das vezes, ficam longe do centro da cidade e não queria pegar trânsito todos os dias para ir às aulas. Se você vai ter mais tempo do que eu (que ficarei só três semaninhas), pode ser uma boa opção (e é mais barata também).

Escolhida a opção das residências, fui vasculhar um pouco as opções disponíveis.


Escolhendo a residência estudantil

Em geral, as escolas oferecem as mesmas opções de residências. No mapa abaixo, assinalei as que pesquisei. A localização das residências foi essencial para minha escolha, já que encontrei poucos reviews na internet para a maioria delas. O ótimo blog Hotel California fez um post sobre onde não se hospedar em San Francisco (vale a pena ler os comentários, há muita dica e informação bacana por lá). Assinalei a região a ser evitada, chamada de Tenderloin, no mapa abaixo. É uma parte da região central de San Francisco, com uma vizinhança não muito simpática e que concentra muitos homeless, devido à presença de abrigos e instituições que ofertam ajuda à população de rua.

A maioria das residências ficam na área central da cidade. Tenho lido que, como a maioria dos centros de grandes cidades, essa região é mais barulhenta, suja e bagunçada. Mas, por outro lado, fica pertinho de tudo e com muito acesso a meios de transporte.

Minha escolha se concentrou entre o Sheldon Hotel e a Kenmore Residence Club. O primeiro é meio residência estudantil, meio hotel, é super central (mas fora da área a ser evitada), a duas quadras da Union Square - o coração do centro da cidade, perto de restaurantes, e a uns 15 minutos de caminhada da escola de inglês. Além disso, está super bem avaliado no AirBnB.

A Kenmore Residence é mais distante - precisa pegar transporte público para ir às aulas, mas a informação que tive da secretaria da escola de inglês é que é fácil e rápido. Apesar disso, fica numa vizinhança mais bonita e tranquila, entre os bairros Japantown e o NOPA (parece que, tecnicamente, fica no NOPA, mas como está a uma quadra do Japantown, muitos consideram que está neste bairro). Encontrei bem menos reviews na internet - apenas um no Tripadvisor, e alguns vídeos no youtube.

Optei pela Kenmore, para sair do vuco-vuco turístico que é o centro e ter um gostinho mais próximo do que seria viver em San Francisco.




Escolhendo um bairro para se hospedar

Foto do NOPA no Guia de Bairros AirBnB
São Francisco tem muitas opções de bairros para ficar [todos parecem igualmente interessantes], o que pode dificultar a decisão: você quer um bairro mais verde? Mais central? Mais histórico? Mais moderno? Mais baladeiro?

O AirBnb tem um ótimo guia de bairros de São Francisco, cheio de fotos inspiradoras, feita por fotógrafos locais, que dão um gostinho de cada local, além de dicas e impressões da comunidade airbnb.

Tecnicamente, a residência onde vou me hospedar ficar em Western Addition/ NOPA. Olha só o que diz o guia: "o bairro é adorado por suas raízes musicais e sua atitude cool", "Existe ali uma mistura eclética de jovens e mais velhos, novo e tradicional, famílias e artistas, bicicletas de marcha e com pedal fixo". A comunidade Air BnB escolhe algumas palavras chave para cada bairro. No NOPA, as palavras são "classe média", "em transformação", "jazz", "diversidade", "histórico", "comunidade", "cultura", "área verde", etc.




Foto do NOPA no Guia de Bairros AirBnB

Além do AirBnB, o site The Bold Italic (com ótimas dicas de SF, vale a pena fuçar) fez um guia de bairros super divertido para quem está se mudando para São Francisco. Olha a descrição do "meu" bairro:


"It's really nice now though, or at least that's what people say, and I believe anything that people say.

Some people call it the new Mission. If you like the Mission, that's a pretty huge positive. If you don't, I've just given you one less district to look in.

Main Attractions: Alamo Square. Dude, it seriously does have those houses from the Full House credits in it."



Se NOPA seria o novo Mission, olha a descrição do Mission:

"The Mission is San Francisco's Brooklyn: hipsters, incredibly long lines for things like ice cream and/or bread, and unlimited dive bars. The main drag of it has absolutely no hills, which is like finding a snow leopard in the middle of a desert in Egypt. It is home to Dolores Park, which is basically like a never-ending peep show for the city's culture. If you're a hipster, it's here or Oakland. Take your pick.

Main Attractions: You've probably never heard of any of them."

.
.
.
Já pode ir para São Francisco?

You Might Also Like

8 comentários

  1. Oi, estou programando minha viagem para SF e gostaria de saber sua opinião sobre a estadia no Kenmore. Obrigado. Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo!
      Achei que a Kenmore oferece um bom custo-benefício, levando em consideração os preços de SF. A localização é boa: o bairro japonês é muito fofo e tranquilo, e a residência está a três quadras da Fillmore Street, uma rua cheia de bares, lojinhas etc. Mas, para chegar a Downtown, é preciso pegar ônibus... (bom, dá até para dar ir caminhando, mas é bastante coisa). O preço inclui café da manhã e jantar, que é bom (às vezes que conseguia comer, porque é servido das 17 às 19h!!). Para quem vai ficar bastante tempo, isso pode fazer uma baita diferença no orçamento! Os quartos e banheiros são ok - meio velhinhos, mas normalmente limpos e funcionando. Enfim, aquele tipo de hotelzinho bem simples, sem nada demais, sabe? Mas fiquei satisfeita. Não conheci as outras residências da cidade, mas na internet todos dizem que a Kenmore é, de longe, a mais calma. E é calma mesmo... Bom, espero ter ajudado. Qualquer pergunta ou dúvida específica, é só perguntar. Um abraço!

      Excluir
  2. OI! Estou planejando um intercambio de 6 meses em SF a partir de julho e seu blog já me ajudou muito :) Tenho muitas dúvidas. Vou fechar com uma agência e minha maior preocupação está em relação a acomodação. Pretendo fechar 1 mês de acomodação em residência estudantil da escola que a agência oferece e depois tentar arranjar por minha conta, você considera fácil arranjar algo de lá com um preço mais em conta? Pesquisei no Air Bnb e a média era de 1000$ mensais, esse é o valor de lá mesmo? Outra dúvida é a respeito do transporte, pois em uma das agência que visitei me passaram a informação de que o transporte público lá é muito demorado e isso dificulta o acesso a escola caso tenha que fazer uso dele para chegar, é verdade? E esse bairro onde você ficou era de fácil acesso a St. Giles? (também optei por essa escola.) Você considera que a diferença de valores entre apartamento e residencia estudantil é muito grande?
    Muito obrigada, Mariana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana! Eu fiquei na residência estudantil Kenmore, que era uma das mais baratas e paguei US$ 550/ semana. Portanto, 1.000/ mês em um apê me parece ser um bom preço! SF é mesmo uma cidade muito cara, vá se preparando :-). Nesse post aqui conto um pouco sobre a residência: http://burocrataviajante.blogspot.com.br/2014/12/residencia-estudantil-em-sao-francisco.html. Achei o transporte público em SF muito bom. Aqui conto um pouco sobre o sistema de lá: http://burocrataviajante.blogspot.com.br/2014/05/transporte-em-sao-francisco.html. Usei muito um site que dizia quanto tempo demorava para seu ônibus passar em cada ponto. Assim, eu só ia pro ponto quando estava perto do meu ônibus passar, ajudou demais! Acho que essa informação que as agências passaram pode ter a ver com o fato de que eles trabalham muito com hospedagem em casas de família, que, em geral, moram em bairros mais afastados (aluguel é muito caro em SF). Nesses locais, imagino que o transporte deve ser mais escasso e demorado. Mas nas regiões mais centrais não tive problema. O bairro onde fiquei era de fácil acesso a St. Giles - pegava apenas um ônibus, que demorava uns 10 minutos pra chegar (mas era cheio de manhã, viu? rs). Aliás, a St. Giles tem uma ÓTIMA localização, super central, então chegar lá não é um problema muito grande, não. Bom, se você tiver outra dúvida, estou à disposição. Um abraço e boa viagem! SF é uma cidade apaixonante, aproveite!

      Excluir
  3. Boa noite! Estou indo para SF em janeiro de 2016 para estudar 3 meses na Intrax da Spear Street. Estou quase fechando a hospedagem na Vantaggio Suites da Turk Street, mas vi que está na área marcada como perigosa. Sendo assim fiquei na dúvida, apesar de ter lido coisas boas sobre a hospedagem e de ter um preço razoável em relação ao meu orçamento. Pode me ajudar quanto a isso, me dando alguma luz/ajuda/opiniao/qualquercoisapeloamordeDeus? hehe muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo! Veja no mapa que a Vantaggio da Turk está próxima da área não indicada, mas não exatamente dentro dela. A Vantaggio Abigail Mc'Allister é que está justamente no Tenderloin. O que acho: se você já mora em qualquer capital brasileira, vai ver que apesar de degradada em comparação com o restante de SF, o Tenderloin não é muito diferente de boa parte das nossas cidades... São locais mais abandonados, sujos, com muito morador de rua, mas que, em geral, não fazem nada com os passantes. Não me lembro exatamente dessa residência lá, para poder te dizer com segurança sobre sua sua rua ou vizinhança... Você chegou a ver outras residências, como a Kenmore? A vizinhança é ótima, mas fica mais longe do centro (eu pegava ônibus todo dia para a minha escola, a St. Giles). Veja que no mapa tem outras residências marcadas, já pesquisou elas?

      Espero ter ajudado!
      Um abraço!

      Excluir
  4. Oi Janira, sou a Bruna, e fui eu que falei da Vantaggio ontem! Eu vi sim a Kenmore, mas além de ser um pouco mais cara, também já não tem vagas para a minha data de estadia. Fiquei super inclinada pelo Vantaggio da Turk Street pq eles estão sendo super atenciosos comigo nas minhas dúvidas, respondem super rápido e são super prestativos. Além de que as fotos de lá são uma gracinha!! Sei que isso as vezes engana mas o coração bateu forte hehe Obrigada pela ajuda e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, se seu coração tá batendo forte, vai pra lá mesmo! Eu acho que isso super conta! :-) Não parece ser na área mais ruim e, como te disse, mesmo a área mais ruim de lá, é fichinha pra gente! Se joga! E depois me conta como foi! Beijo!

      Excluir

Like us on Facebook

Flickr Images