Dossiê road trip - como organizar sua viagem pela Califórnia

segunda-feira, setembro 29, 2014



A foto é minha e foi tirada no trecho do Big Sur - não é exatamente isso que você imagina de uma road trip?


No meu imaginário de viajante, atravessar a California State Route 1 - ou simplesmente, Highway 1 - era o mito das road trips. Imaginava quilômetros de asfalto beirando o Pacífico, ondas lambendo as encostas de pedra da estrada, vento na cara, paisagens incríveis iluminadas pelo sol da Califórnia. E sabe que eu não estava tão enganada assim? Claro que a estrada tem mais estrutura do que eu pensava (quem lembra de pagar ticket pra entrar em parque na imaginação, né?), é cheia de outros viajantes (cadê a solidão das paragens imaginadas?), mas ela conseguiu ser ainda mais bonita do que meus sonhos. 

O trajeto mais comum é de São Francisco até Los Angeles, embora tenha gente que estique até San Diego. Quando estava pesquisando para organizar a minha viagem, apesar de achar muita coisa na internet, confesso que fiquei perdida sobre como dividir os dias entre os trechos, o que tem pra fazer/ ver em cada trecho, confundi a localização de algumas atrações... Espero que esse dossiê ajude próximos viajantes a não perder nada dessa road trip inesquecível!

Essa é uma viagem que pode ser muitas: tem gente que se contenta com a paisagem vista do carro, tem gente que precisa parar o tempo todo para contemplar e tirar foto (o/), tem gente que tem o foco na estrada e não gasta muito tempo nas cidades, tem gente que tem tempo (ô luxo!) e vai com tooooda caaalmaaa do mundo, parando em cada curva, em cada vila. Minhas dicas aqui, como sempre, tem a ver com o meu estilo de viagem, com minhas possibilidades (de tempo, dinheiro) e interesses. 

Salvei essa imagem há um tempo atrás e não acho mais o dono... :-(


Qual a melhor época para ir?


O inverno não impede a viagem, já que a água do Pacífico é sempre gelada, o que desanima o banho mesmo no verão. No alto verão, a possibilidade de fog é maior e, como a viagem é panorâmica, pode prejudicar um pouco.... Além disso, imagino que a estrada (e hotéis, restaurantes, etc-etc) estará muito mais cheia. Fiz o trajeto meados de abril e acho que foi perfeito: céu azul e claro, aquela luz bonita de "fim de inverno", os dias amanheciam friozinhos e iam esquentando à medida que o tempo passava e que íamos em direção a Los Angeles. Recomendaria muito ir na época que fui (abril/maio) e out/ nov, quando as temperaturas ainda não estão tão baixas e nem é alta estação.


Qual a melhor direção?


Sem dúvida, o melhor é sair de São Francisco em direção a Los Angeles. Você tem a melhor vista nos trechos panorâmicos e dirige ao lado do Pacífico, o que facilita parar nos mirantes. A direção contrária vai passar pelas mesmas atrações, só será menos cômoda: às vezes, é preciso atravessar a estrada para ir aos mirantes, e a paisagem pode ficar atrás de você em muitos trechos. Se pode escolher, não titubeie: vá na direção sul!


Quanto tempo é necessário?


Como falei, essa viagem pode ser muitas! Vai depender sempre de quanto tempo a pessoa tem, como ela viaja e quais são seus interesses. Gastamos 5 dias completos na estrada, mais 2 dias em Los Angeles e 1 dia para fazer o caminho de volta pela auto estrada mais rápida. Não consigo pensar como poderia ter passado menos tempo - cada minuto foi tão curtido e há tanta coisa pra ver! Se a ideia é conhecer também São Francisco (e recomendo fortemente que sim!), adicione mais 5 dias no roteiro geral, só para essa cidade. Assim, na minha opinião, o mínimo ideal são duas semanas: 5 dias em SF + 5 dias na estrada + 4 dias em Los Angeles.

É preciso tempo para contemplar as belezas da HWY-1. 17-Mile Drive, Carmel.

Como organizei minha viagem?


Dia 1:

Trecho: de San Francisco para Monterey
Distância: 190km
Principais atrações: Half Moon Bay; Pidgeon Point Lighthouse; Monterey - Cannery Row
Hospedagem: Hotel Super 8, em Monterey
Escrevi sobre o primeiro dia de road trip nesse post aqui.

Dia 2:

Trecho: de Monterey para Carmel
Distância: 15 km (mas como duram!!)
Principais atrações: Monterey - Monterey Aquarium Bay, mais Cannery Row; Pacific Grove; 17-Mile; praia e ruas de Carmel-by-the-sea
Hospedagem: Carmel Resort Inn, em Carmel
Escrevi sobre o segundo dia de road trip nesse post aqui.

Dia 3:

Trecho: de Carmel a San Luis Obispo
Distância: 233 Km 
Atrações: Big Sur!!!; Julia Pfeiffer Burns Park; Julia Pfeiffer Beach; Esalem; Nepenthe; Bixby Bridge; Rocky Creek Bridge; Hearst Castle.
Hospedagem: Lexington Inn, em San Luis Obispo
Escrevi sobre o terceiro dia de road trip nesse post aqui.

Dia 4:

Trecho: de San Luis Obispo até Santa Bárbara
Distância: 170 km
Atrações: Pismo Beach; Vale de Santa Ynez e suas cidadezinhas; Santa Barbara - Santa Barbara County Courthouse, State Street e o centrinho da cidade.
Hospedagem: Agave Inn, em Santa Bárbara
Escrevi sobre o quarto dia de road trip nesse post aqui.

Dia 5:

Trecho: de Santa Bárbara até Los Angeles
Distância: 153 km
Atrações: Premium Outlets de Camarillo; Montecito; Santa Monica; Los Angeles.
Escrevi sobre o quinto dia de road trip, nesse post aqui.



Cuidado com o GPS!


Apesar de indispensável, o GPS pode confundir o viajante mais desatento. A HWY-1 não é o trajeto menor ou mais rápido e, por isso, não costuma ser a primeira opção oferecida pelo dito cujo. A dica é ir programando pequenos trechos, buscando pelo nomes das atrações. Por exemplo: saindo de São Francisco, ao invés de buscar o trajeto para Monterey, procurar por Half Moon Bay, ou por Pidgeon Point Lighthouse, que estão no meio do caminho. É bom também sempre verificar se o trajeto oferecido pelo GPS é o costeiro. Por fim, em diferentes trechos, a Hwy-1 pode ser chamada de Pacific Coast Highway (PCH), Cabrillo Highway, Shoreline Highway ou Coast Highway. 


O que faria diferente na sua viagem?


Saída de SF:

Saímos já meio tarde no primeiro dia da viagem (um sábado) porque fomos pegar o carro e resolver algumas coisas em SF antes de partir. Se tivesse saído cedo, poderíamos ter chegado em Monterey mais cedo e ter visitado o Aquarium Bay ainda nesse mesmo dia. Assim, sairíamos mais cedo no segundo dia de Monterey, deixando mais tempo para Carmel. Senti falta de caminhar mais na cidade, ir na sua praia...

Atrações:

Como disse, fiquei um pouco confusa lendo os blogs e material sobre essa viagem na internet, sem saber direito a localização de algumas atrações. Por exemplo, não percebi a tempo que o Julia Pfeiffer Burns Park é uma atração diferente da Julia Pfeiffer Beach. Acabei perdendo essa jóia da Hwy-1 que é a Julia Pfeiffer Beach. Não fui ao Nepenthe (http://www.nepenthebigsur.com/), apesar de cantado em prosa e verso nos relatos de viagem (e  por algum motivo desconhecido, passou desapercebido pra mim...). Queria ter tomado um drink no Post Ranch Inn (http://www.postranchinn.com/), mas cheguei tarde demais e não quisemos esperar até ele abrir pro jantar.... Enfim, essas coisas que acontecem em viagem, né? Mas que estou aqui para contar e te ajudar a não fazer o mesmo! :-)

Los Angeles:

Não faria diferente, mas acho que vale o toque: só tivemos dois dias em Los Angeles. Como não podíamos esticar mais a viagem, a escolha era: mais tempo na estrada ou em LA? Escolhi pela estrada e...sinceramente? Acho que acertei. Não tive vontade de ficar mais em LA, já que não é exatamente meu tipo de cidade, nem o tipo de coisa que gosto de ver (casas de astros do cinema, estrelas com nome de famosos na calçada...). Mas, claro, isso depende do que você gosta, o que busca... Então talvez você precise de mais tempo aqui...

Chegada em Los Angeles:

Se for chegar em LA ainda de dia, vale a pena seguir a Hwy-1 pela costa até a cidade, passando por Santa Monica. Acho que é uma forma mais "suave" de chegar na gigante e confusa Los Angeles. Mas acho que só vale a pena se ainda tiver luz do dia. Se não, vá do jeito mais rápido mesmo.


You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images