Fazendo aula de culinária indiana na Índia!

quinta-feira, junho 22, 2017


 

Eu adoro comida indiana! Durante minha viagem, queria muito fazer alguma aula de culinária para aprender a fazer o basicão, pelo menos um bom garam masala para chamar de meu!

Conseguimos fazer uma aula de culinária em Udaipur, a Sushima's Cooking Class. As aulas acontecem no Hotel Krishna Niwas, num espaço aconchegante e com toda a estrutura necessária. São três horas de atividade e fizemos alguns pratos super típicos, como o butter paneer masala, o chai, preparamos o pão chapati, dal curry, um refogado de legumes temperado com assafetida (tempero muito usado por praticantes do jainismo, que não podem usar cebola ou alho no preparo de suas comidas). Também ensina como fazer a mistura de temperos para o pó de curry/ masala. Todos os pratos são preparados durante a aula e são comidos pelos alunos, então é bom ir com fome.

A professora vai preparando as comidas nesse fogão, numa espécie de balcão e a gente fica sentado logo em frente, acompanhando tudo de camarote

Importante contar que a aula é mais uma demonstração do que mão na massa mesmo. Os alunos ficam sentados em cadeiras em frente à professora, que vai pilotando o fogão, contando dos ingredientes e dando dicas à medida que prepara as comidas. Antes da aula, a gente recebe uma apostila com as receitas, então dá para ir fazendo anotações durante as aulas. Vez ou outra ela chama um aluno para mexer o molho, ou para tocar a massa e sentir o ponto, abrir um pão e colocá-lo na frigideira... Nossa participação é pontual, não são os alunos que preparam a comida.


A cara de felicidade de quem está ganhando autonomia culinária para preparar seu próprio butter paneer masala!

Para quem já cozinha e tem alguma noção, a demonstração é suficiente para aprender a fazer os pratos. Desde que voltei da Índia, eu já preparei inúmeras vezes o butter paneer masala, o preferido aqui em casa. Não fica exatamente igual ao indiano: nossos tomates são diferentes, não uso a manteiga ghee, etc. Mas fica bem parecido, e o melhor: fica ótimo!

Éramos um grupo pequeno de cinco pessoas, então foi possível fazer perguntas à vontade! O inglês de Sushma é ótimo, e ela falava com muita calma e clareza, foi super tranquilo de acompanhar.



O chai preparado pela professora, com um toque de gengibre fresco, foi o melhor que eu tomei durante toda a viagem!

Recomendo demais a atividade! Não deixem de fazer uma aula de culinária da Índia!

No final da aula. é possível comprar o pó de masala caseiro já pronto, preparado pela própria Sushma, além de outros preparos para chai ou tempero de salada. Ela embala tudo direitinho para viagem.

Aqui tem uma lista de outras aulas de culinária na Índia, caso Udaipur não esteja em seu roteiro.

Avaliação da aula de culinária da Sushma no Tripadvisor e a recomendação do Lonely Planet!


Quanto custou?

Pagamos Rs 3.000 para duas pessoas. Atualmente, daria cerca de R$ 155! Gente, vale muito a pena! Compramos três tipos diferentes de tempero, pagamos Rs 300 em cada potinho.


Aula de culinária da Sushma

Hotel Krishna Niwas, 35 Lal Ghat
+91 7665852163

You Might Also Like

2 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images