Cuba way of life - a arte de pegar uma fresca

domingo, novembro 17, 2013



Quem já morou em lugar muito quente sabe que existem estratégias para lidar com o calor, principalmente nos piores momentos do dia. Pegar uma fresca é uma das mais efetivas. Consiste, basicamente, em sentar em um lugar fresco, que pode ser uma janela, uma varanda, um banco na praça (qualquer lugar na sombra) e ficar o mais parado que você conseguir. O objetivo é afastar o calor e reunir energias para o restante do dia.

Os cubanos são especialistas nisso, sério. E a arquitetura do país parece ter sido pensada para os momentos de pegar uma fresca: muitas varandas, cadeiras de balanço (uma entidade nacional!), janelas grandes e praças com muitas árvores. Os cubanos amam estar na rua, ver o movimento da rua, compartilhar a rua... E pegar uma fresca é uma ótima desculpa para isso. Eles botam as cadeiras perto da janela, ou na calçada e ficam ali, paradinhos vendo o dia passar e aproveitando a brisa. Quem, naquele calor senegalês, pode se opor a isso?

Pegar uma fresca no Hotel Nacional agrega valor às suas férias.

E mesmo que você more na Irlanda e nunca tenha feito isso, você vai ver só: é só chegar lá que rapidinho você se vê pegando uma fresca. Ali, próximo às 12h, o calor parece uma pessoa pendurada no seu pescoço. Você PRECISA sentar um pouco. Você PRECISA tomar algo bem geladinho (mojito?) e ficar bem quietinho, recuperando as forças. Aí você procura uma sombra porque, claro, é suicídio descansar sob o sol. E, pronto, você está pegando uma fresca!

Pegar uma fresca final do dia no Malecón é quase uma entidade cubana!

Os cachorros cubanos são especialistas na técnica de pegar uma fresca.



You Might Also Like

5 comentários

  1. Amiga, só vc sabe descrever tão lindamente o q é "pegar uma fresca"! Deu até p sentir o ventinho passando no cangote!

    ResponderExcluir
  2. Tia Byna! Adorei o blog! Hahaha. "Agrega valor às suas férias"! Hihihi! Só lembro do Rei do Camarote!

    ResponderExcluir
  3. Vc sabe q/ sou analfabeto funcional digital, mas ao ler ¨tomar uma fresca¨, remeteu-me ao passado qdo sua mãe, eu, jô, vc e jero usamos do mesmo modus operandi dos cubanos, procuravámos, nos bancos e jardins de S. Gonçalo dos Campos,com seus oitizeiros frondosos e copados, a mesma ¨fresca. Amo vc Um beijo do teu pai Clovis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pai!! Quanto estive lá, pensei a mesma coisa: "fazemos o mesmo em São Gonçalo, sentados no jardim..."... Te amo!! Um beijo.

      Excluir

Like us on Facebook

Flickr Images