Hospedagem em Cuba - casas particulares

sexta-feira, novembro 15, 2013

Em Cuba, a impressão que dá é que todo mundo tem uma atividade extra para complementar a renda: serviço de táxi, pequenas vendas, restaurantes... Receber turistas em casa é uma delas. As residências tem uma autorização especial do regime para funcionar como pequenas hospedarias e pagam uma taxa ao governo. Em geral, o aluguel dos quartos varia de 20 a 30 CUC. Muitas casas oferecem café da manhã e jantar, com pagamento à parte.

Achamos que ficar numa dessas casas seria uma ótima oportunidade de conviver com uma família cubana e conhecer um pouco mais sobre o país. Ficamos em casas particulares em Havana, Trinidad e Cienfuegos. A experiência valeu muito a pena! Recomendo toda as casas que fiquei!

Casa Clarita y Orlando

Havana, 25 CUC/ noite
Café da manhã: 3 a 5 CUC/ pessoa

Clarita é um amor de pessoa e acho que ter ficado em sua casa fez toda a diferença em nossa viagem. Ela e o marido foram super prestativos e atenciosos. O quarto é simples, mas muita caprichado e limpo. Tem tudo que uma pessoa sem muitas exigências pode precisar: um bom chuveiro, lençóis e toalhas limpos, ar condicionado e um pequeno armário. E o melhor: uma janela com vista para o Malecón!

A casa fica em Centro Habana, a alguns metros do Malecón. A princípio, a localização nos desapontou um pouco porque tínhamos que pegar um taxi até Habana Vieja (4 a 5 CUC a viagem). Mas depois adoramos porque estávamos meio que perto de tudo: dava pra ir caminhando até Vedado e La Rampa (uma rua com vários bares e locais para sair à noite), Centro Havana e a alguns minutinhos de carro até Havana Vieja.

O café da manhã era muito caprichado! Tinha duas opções: uma mais simples, com frutas, pão, manteiga, geléia, café, leite ou chá, por 3 CUC e outra com tudo isso + ovo e sanduíche de queijo e presunto, por 5 CUC.

Fizemos a reserva pelo site Hostel Cuba e deu tudo certo. Clarita nos disse que é possível reservar diretamente com ela, pagando um pouco menos (já que não há comissão do site).

Para falar diretamente com Clarita: 
claritam182@yahoo.es
(537) 879 7113 ou (535) 290 0190

Estilo cubano na decoração!

Casa Martha Peña

Cienfuegos, 25 CUC/ noite
Café da manhã: 5 CUC/ pessoa

A casa mais bonita que a gente ficou. A casa de Martha é um sobrado numa rua super tranquila, com lindos azulejos e um pátio interno, que deixava a casa bem fresca. A mobília do quarto era linda, e tinha uma penteadeira que queria trazer comigo!! Só tinha um problema: o chuveiro era meio ruim, com aquele jato quente e sem força, sabe?

Reservei a casa de Martha pelo site Cuba Family Houses e deu tudo certo. Não tenho o email de Martha, mas o tel dela é (53) (43) 525 477.

Café dos campeões!!

Pátio e penteadeira dos sonhos!

Casa La Milagrosa (Mila y Bury)

Trinidad, 20 CUC/ noite
Café da manhã: 5 CUC/ pessoa

Mila é uma figura!! A casa é a cara dela: alegre, colorida, cheia de cacarecos!! Ela conversava muuito e fazia sempre questão de nos deixar à vontade. O quarto e banheiros são bons, e a casa tinha uma terraça deliciosa, onde eles serviam o café. 

Eles tem um site e dá pra negociar diretamente com eles preço e disponibilidade.
Terraça fofa!


Olha o naipe da colcha!! 

You Might Also Like

6 comentários

  1. Olha o naipe da almofadaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante eu teu blog e tuas dicas.
    Acabo de chegar de uma viagem ao Peru e já me deu vontade de voltar ao Aeroporto.
    Vou ler tudo com calma e curtir... quem sabe é meu próximo destino?
    Abraços,
    Rogerio Santos
    PS: Eu e minha esposa somos justamente assim... um restaurante bacanudo, uma comidinha de rua... no final... trazemos cultura na bagagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Rogério! Legal que você tenha gostado! Cuba é aquele tipo de destino instigante, sabe? Só é mais difícil quebrar essa casca superficial do "mundo turístico" pra chegar mais perto da vida dos cubanos de verdade... Mas achei que vale muito a pena! Como falei em um dos posts, a ilha tem mudado de forma bem rápida: se você tem vontade/ curiosidade de conhecer essa Cuba socialista, da forma como está organizada hoje, sugiro ir logo! :-) E, se nenhum desses argumentos te convenceu, tem os mojitos, né? :-)

      Fique à vontade na minha casa virtual e volte sempre!

      Um abraço,
      Janira

      Excluir
  3. Acabo de reservar minha hospedagem em Havana diretamente com Clarita. Ela já estava com a casa cheia, mas reservou em sua vizinha, no mesmo prédio. Ela também reservou a casa de uma amiga em Trinidad. Como decidimos ir em cima da hora e ela Respondeu aos emails prontamente, decidimos garantir. Ela também atendeu neste telefone e foi muito simpática. Deixo notícias na volta :)
    Beijos,
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando estive lá, tinha uma família nesse mesmo esquema: dormia em outra casa no mesmo prédio, mas ia todas as manhãs à casa de Clarita pra tomar café da manhã... Vocês vão adorar Clarita, posso apostar!

      Beijos!

      Excluir

Like us on Facebook

Flickr Images