Meu casamento na Bahia III - A decoração parte I

domingo, abril 17, 2016


Dedicar-se à decoração do meu casamento talvez tenha sido a coisa mais gostosa dos preparativos. Uma das primeiras coisas que fiz quando decidimos nos casar foi buscar fotos de outros casamentos na internet como inspiração. Comecei a visitar blogs de casamento com frequência e criei uma pastinha no Google Drive para guardar minhas fotos favoritas por categoria – mesa de doces, cerimônia, mesa de convidados, bolo, etc. Fui criando um arquivo de referências, alimentado constantemente.

Logo percebi que um estilo de casamento me agradava em particular: os casamentos com jeitão mais rústico e despojado, mas com um toque romântico. O que isso significava na prática: a) queria muita madeira e nada de cristal, de espelho, de metal e coisa que brilha; b) queria um pouco de renda para dar um toque romântico, mas nada de muitas coisinhas fofinhas, porque minha alma é sóbria, rs; c) queria arranjos desalinhados, que misturasse diferentes flores e folhagens, e não queria aqueles arranjos grandes nas mesas dos convidados; d) queria uma decoração pessoal, descomplicada, com coisas feitas à mão por mim, mas nada de tacar o nome ou monograma dos noivos em tudo (que mania, né?).

PALETA DE CORES


O arquivo de referências também me ajudou a decidir uma paleta de cores para o casamento. Ela é essencial porque ajuda a estabelecer uma unidade visual, ligando elementos da decoração, de papelaria, etc, além de ajudar a criar o clima e sensações desejados. Eu queria uma coisa “fresh”, clara, mas com um toque de romantismo. Optei por uma paleta com menta/ pêssego/ salmão/ coral, pontuados com o verde das folhagens e o marrom da madeira. Achei que tinha tudo a ver com praia e tinha a quantidade tolerável de romance.


Essa foi a paleta escolhida.

Achei que a decoração do meu casamento refletiu bastante essa ideia e esse clima que queríamos imprimir à festa. Como são muitas fotos, separei o post sobre decoração em duas partes - uma para cerimônia e área do bolo e uma segunda parte para a festa e área dos convidados.


CERIMÔNIA



O cenário da cerimônia fez quase todo o trabalho da decoração, rs. A capelinha é linda e singela, e a amendoeira em frente dava a sombra e o verde necessários. As flores brancas e miudinhas ajudavam a criar o clima alegre e simples. Minha mãe e minha prima costuram e pedi que fizessem bandeirolas de renda que deram o toque artesanal e um jeitão de arraial da cerimônia. As bandeirinhas ficaram liiindas nas fotos, fizeram muita diferença no resultado final!

Aos pés da amendoeira tinha um aparador com águas aromatizadas para refrescar os convidados, afinal era final de uma tarde de verão na Bahia! Ao lado das águas, coloquei cones com pétalas para jogar nos noivos na saída do cortejo, feitos por mim.





Nas cadeiras, leques e lágrimas de alegria também feitos por mim. Em algumas cadeiras, foram pendurados corações de papel rendado. A cadeira dos padrinhos e família era identificada com um coração de madeira com o nome deles, feitos por mim com a mesma fonte usada no convite.

Leques de palha para refrescar os convidados!
Detalhe dos leques e lágrimas de alegria

Coração de madeira identificando a cadeira dos padrinhos e de família
Detalhe do coração
.
Corações de papel picado pendurados nas cadeiras

Também na área da cerimônia, fiz um varal de renda com fotos nossas em momentos significativos da nossa relação, e fotos com amigos, familiares, etc. Além das fotos, coloquei também pequenos pôsteres com poesias, que fiz com as mesmas flores aquareladas do convite. Espalhei esses cartões com poesias na área do bolo também.

Abro mão da primavera para que continues me olhando"









Próximo à área da cerimônia e antes de entrar no salão onde ficavam as comidas, tinha um longe com um sofá, flores e uma lousa enorme, que eu mesma fiz o lettering (#orgulho, rs), dando as boas vindas aos nossos convidados.







SALÃO DO BOLO



O bolo foi uma das coisas que eu mais amei no meu casamento. Ele ficou maravilhoso, ainda melhor do que eu imaginei e mais bonito do que as referências que enviei para minha boleira, Patrícia Bolos! Tinha uma suculenta liiiinda, vinda diretamente do jardim de Patrícia. Mas o principal foi que ouvi maravilhas sobre o sabor dele, então acho que foi um item em que acertei em cheio! A cara dele, romântica e meio rústica tinha tudo a ver com o casamento. O topo foi comprado na internet, na 2 Wed.

Esse bolo foi meu chamego! Olha essa rosa de pedra, que lindeza!



Atrás da mesa do bolo, estava uma estante enorme, com samambaias (adoro!), garrafinhas e vasos com flores, porta retratos com fotos nossas e os pôsteres com poemas. Atrás da mesa de antepastos, tinha um portão de ferro antigo e maravilhoso, com luzinhas minhas penduradas.

Com açúcar, com afeto.
A paleta de cores na vida real
A área do bolo era um salão com o pé direto alto e todo pintado de branco. Era uma sala linda, mas bem ‘fria’. Buscamos, com a decoração, criar um clima mais aconchegante com plantas, a luz mais amarelada da iluminação e luzinhas.  Na viga central, penduramos um móbile lindo com corações, pena que as fotos não conseguiram mostrar muito bem a lindeza que eram aqueles corações!

O móbile de coração!


FORNECEDORES: 


Decoração: Dôra Paiva Decorações
Bolo: Patrícia Bolos
Topo do bolo: 2 Wed
Iluminação: Gian Iluminação


Quer ver os outros post dessa série sobre meu casamento?
No primeiro post, falei sobre destination wedding e o local escolhido para nossa festa.
No segundo post, contei sobre nossa cerimônia e as músicas escolhidas.


**Todas as fotos desse post são de Flávia Valsani, a fotógrafa maravilhosa do nosso casamento. Para conhecer mais do trabalho dela, dá uma olhada no site!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi Janira ! Tudo bem ? Cheguei à sua página por um link no blog www.anoivadebotas.com.br(um dos meus preferidos). Estou encantaaaaaada com seu casamento. Tudo simplesmente lindo ! Vou me casar em junho em uma praia aqui em São Paulo e estou viciada em sites de casamento. Nunca podia imaginar que esse assunto me encantaria tanto ! Presto atenção em todos os detalhes e tiro ideias de todos que vejo e gosto. Tem quase 1 ano que estou organizando meu casamento e o seu entrou para minha lista de preferidos.
    Já li todos os seus 4 posts. Adorei a música do Leone (nunca tinha escutado), vou mandar hoje para a moça que vai cantar no meu casamento. Achei super adequada ao momento e lugar da cerimônia.
    A sua decoração também está muito clean! Vou "copiar" algumas coisinhas também...risos...
    Agora as dúvidas:
    1) Onde você comprou essas forminhas azuis dos doces ? Adoro essa cor...se eu achar, vou comprar igual.
    2) Quanto tempo você organizou seu casamento ? curiosidade...risos
    3) Quais os nomes das flores que você utilizou na decoração ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ai, que legal! Pode copiar à vontade! Fico super feliz de poder ajudar outras noivas! Também tive essa fase de olhar vários sites e blogs de casamento, quase um vício, rs! Quanto às suas perguntas:
      1) Comprei as forminhas em Salvador, com Luciana Versa. Vou te deixar o telefone dela, talvez ela mande pelos correios: (71) 99968-9050 (ah, ela atende pelo Whatsapp). A cor da forminha na verdade é um verde-água (meio azul, meio verde), a foto deixou mais azul.
      2) 11 meses. Começamos a organizar em janeiro e casamos 12/12 do mesmo ano.
      3) Não sei te dizer, a decoradora é que cuidou disso. Decidi a paleta de cores, e que queria a mistura de várias flores com folhagens. O resto ela decidiu. Nas reuniões até conversamos um pouco sobre as flores a serem usadas, mas não lembro os nomes.

      Qualquer outra dúvida, estou à disposição.

      Abraços e boa sorte na sua organização!

      Excluir

Like us on Facebook

Flickr Images