Mcleod Ganj, onde a Índia e o Tibet se encontram

sábado, dezembro 03, 2016





Mal o dia amanhece em Mcleod Ganj, essa pequena vila encravada aos pés da cordilheira Dhauladar, nos Himalaias, grupos de monges com suas cabeças raspadas e vestes vermelhas já sobem e descem as ruas. As lojas e cafés começam a abrir suas portas pequeninas, cachorros de rua se espreguiçam sob a fina névoa de areia que os tuk tuk levantam em seu trajeto.

Em pouco tempo, grupos de turistas asiáticos já estão nos restaurantes, outros se ocupam em aulas de ioga e meditação nas redondezas da vila. Taxistas tomam chai enquanto esperam clientes. O sol nem esquentou direito e Mcleod já fervilha de movimento, muito mais do que esperávamos de uma pequena vila budista localizada nos Himalaias. Mas estamos na Índia, e surpreender é o que esse país faz de melhor.

Parte do movimento da cidade é explicado por sua vibrante comunidade tibetana, já que aqui é a sede do governo exilado do Tibet, país ocupado pela China desde 1950.



Em 1959, o atual Dalai Lama chegou ao norte da Índia, fugindo de um fracassado levante tibetano contra a ocupação chinesa. Com apenas 23 anos à época, o líder espiritual empreendeu uma perigosa e extenuante caminhada pelos Himalaias até alcançar o solo indiano, junto com alguns soldados tibetanos, assessores e familiares. Conta-se que eles caminhavam apenas à noite, para fugir dos soldados chineses, ao som dos murmúrios das orações do Dalai Lama. Uma reportagem especial da Times de 1959 descreve a heroica fuga.

Com a Revolução Cultural Chinesa, os tibetanos viram seus templos serem profanados e escrituras sagradas destruídas. Desde então, têm sua liberdade cultural e religiosa reprimida. Até hoje, é considerado crime carregar uma imagem do Dalai Lama na China.

Exilados e dispersos principalmente entre Índia, Butão e Nepal, os tibetanos conseguiram organizar um governo em exílio, com Constituição promulgada, Judiciário, Parlamento e Governo eleito democraticamente. A sede da Administração Central Tibetana fica em Mcleod Ganj, onde também mora o Dalai Lama.

O mais maravilhoso e admirável é que, apesar dessa história de perseguição e violência, o Dalai Lama e o governo tibetano no exílio defendem uma saída pacífica para o conflito, por meio do diálogo com a China e do que eles chamam de “abordagem do caminho do meio” – a busca por autonomia real em seu território, abrindo mão da independência do Tibet.

Eu sabia muito pouco sobre o Tibet antes de visitar a Índia. Conhecer mais a fundo essa história inspiradora de luta e resistência talvez tenha sido a coisa mais legal de Mcleod Ganj – e a mais tocante, certamente.

O clima e o cenário montanhoso, os inúmeros monges usando suas típicas vestes vermelhas pelas ruas, os templos budistas e a estética do local fazem de Mcleod um verdadeiro pedacinho do Tibet na Índia (pena que a barulhada é tipicamente indiana)...  Não à toa, a cidade também é conhecida como "pequena Lhasa". Mcleod é destino para peregrinos budistas do mundo inteiro, gente interessada em ioga e meditação ou em fazer trabalho voluntário para o Governo do Tibet.





Como chegar a Mcleod Ganj


A melhor forma é voar de Nova Delhi até o aeroporto de Dharamshala e, de lá, pegar um táxi até McLeod. São cerca de 30 minutos de pura emoção, numa estrada com curvas que mais parecem vértices, sem acostamento e cheia de coisas acontecendo ao mesmo tempo!

Existem ônibus que saem de Delhi, numa viagem de 12 a 14 horas. Não recomendo - imagina tentar dormir com aquela sinfonia de buzinas e com o ritmo freia-acelera-freia-acelera dos motoristas indianos?? Também é possível pegar um trem de Delhi até Pathankot (cerca de 12 horas de viagem) e, de lá , pegar um ônibus ou táxi até Dharamshala (mais 3 ou 4 horas), e depois pegar um ônibus ou táxi até Mcleod. Dá uma canseira só de escrever... Se você pode, tira o escorpião do bolso e paga uma passagem de avião. Vai por mim.

Valor do táxi Dharamshala – McLeod: Rs 850




Quando ir a Mcleod Ganj


Escolher a época certa pode fazer toda a diferença na sua temporada em Mcleod Ganj. Entre os meses de junho e agosto é a época de monções no norte da Índia, com aquelas chuvas dignas de fim de mundo! A partir da segunda quinzena de novembro começa o frio mais extremo nessa região, que pode chegar a fechar algumas estradas e acessos. Por isso, a melhor época é entre Abril - Junho (primavera), e entre Setembro - Novembro (outono). Estivemos em Mcleod Ganj entre os dias 4 a 8 de outubro e foi perfeito: os dias eram quentes, mas ainda frescos, e à noite esfriava um pouquinho.


You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images